Reflexão do Evangelho

A Pedagogia do Caminho de Emaús

Naqueles dias os discípulos amargavam a dor insuportável da perda de Jesus. Com a morte do Nazareno desapareceu não somente o mestre querido que lhes deu novo sentido à vida, esfacelou-se também o sonho de um reino em que seriam, junto com o cristo por eles idealizado, a nova aristocracia da Judeia. Agora, consumidos pela tristeza, alimentada de frustração profunda, os  discípulos de Jesus se dispersaram, perderam completamente o rumo de uma estrada que, em sua perspectiva messiânica, sabiam onde começou e onde haveria de terminar. Essa certeza, porém,  estava completamente destruída. O texto de Lucas no capítulo 24 do seu evangelho descreve, com detalhes impressionantes, o reencontro daqueles discípulos com o sentido do Caminho, enquanto rumavam para Emaús.

Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou: — O que é que vocês estão conversando pelo caminho?

Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse: — Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?

— O que foi? — perguntou ele.

A relação de Jesus com seus discípulos desde sempre se caracterizou pelo exemplo como elemento pedagógico gerador de transformação da mente de seus seguidores. Isso é impossível de ser feito à distância e ele sabia disso. Razão porque o mestre desaparecido “chega perto e começa a caminhar Com eles.” Ao fazê-lo, gera naqueles discípulos a percepção de companheirismo e de pertencimento. Mostra que não estão sozinhos na caminhada. Existe quem se interessa pela história de suas vidas em que, durante três anos, investiram todas as suas esperanças.

Era preciso sinalizar a história com outro mapa, diferente dos labirintos mortíferos da tradição religiosa vigente. Por isso, um novo gps foi ativado no caminho. A pergunta se torna o instrumento dialógico para o destravamento daquelas mentes capturadas pela tristeza e pela desesperança. “O que foi?” provoca o Nazareno. O início desde diálogo abrirá uma nova e surpreendente trilha ao longo da caminhada. Enquanto isso, ouçamos o testemunho da comunidade lucana um pouco mais…

Eles responderam:

— O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.

Essa porção do capítulo 24 de Lucas é muito especial para tornar a leitura da Bíblia relevante nos contextos de caos e desesperanças pelos quais estamos atravessando. Com efeito, quando o texto diz que as mulheres viram anjos e experienciaram a ressurreição, a comunidade lucana nos relembra que a dimensão mística/transcendental da/na vida é essencial para a Leitura Popular da Bíblia que, por sua vez, alimentará a caminhada histórica dos discípulos e das discípulas de Jesus de Nazaré. É impossível dissociar a espiritualidade cristã da existência de um sentido profundo da realidade, em que a presença do ressuscitado nos acompanha e nos ajuda a mapear o caminho, sabendo que as incertezas fazem parte do gps divino, igualmente pedagógico, afim de que que encontremos o rumo certo. A crença no Deus revelado por Jesus desenvolve no discípulo e na discípula, muito mais do certezas e verdades definitivas e este tipo de fé gera neles e nelas a capacidade de fazer as perguntas necessárias para criar consensos que resultem no bem viver, nas comunidades de que fazem parte. Perguntar, entender e crer são verbos da pedagogia libertadora no diálogo entre Jesus e seus companheiros a caminho de Emaús..

Então Jesus lhes disse:

— Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.

E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas.

Jesus provocou aqueles dois discípulos para a leitura crítica dos textos sagrados e das tradições que, naquele diálogo, foi articulada com a crença na ação histórica de Deus, resgatando a compreensão profética do curso dos acontecimentos porque entender, é racional, é exercício inteligente da busca pela evidência que, num aspecto mais profundo, cognitivo, articula elementos fundamentais da capacidade de compreensão alimentados pela emoção. A emoção também é fonte de inteligência e, é neste campo intuitivo, profundo, que a fé ilumina razão, que a mente se expande e a razão dá sentido à fé. Neste sentido, defendo como argumento teológico, que a inteligência emocional de que somos dotados permitiu aos antigos profetas perceberem um sentido mais profundo do seu contexto cultural e religioso do que apenas o encadeamento histórico dos fatos. Por isso, Jesus trás de volta o mapa tecido pelos profetas, adornado pela tradição, agora reinterpretado pela vida e obra do Messias de Nazaré, afim de que os discípulos do caminho retomassem o projeto de reino de Deus experimentado na Galileia. Quando eles entenderam o sentido e a beleza do mapa da existência mostrado pelo Nazareno, foram libertos dos porões do desespero. A tristeza se transformou na festa da alegria e a esperança fluiu como cachoeira poderosa, antes represada no interior daqueles discípulos. É belo e inspirador o testemunho da comunidade de Lucas:

Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: — Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.

Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: — Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?

Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: — De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!

Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.

A história é escrita por gente simples que faz da partilha da vida e do pão elementos poderosos de libertação humana e transformação das suas realidades. Essa é a proposta da pedagogia libertadora do caminho de Emaús, fonte termal de aquecimento do coração e avivamento da mente para transformação do nosso planeta em tabernáculo de acolhimento e proteção da vida criada por Deus.

Lenon Andrade é pastor da Comunidade Batista do Caminho na cidade de Campina Grande /PB e membro do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI /PB).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×