Reflexão do Evangelho

A missão na comunidade de anunciar as Boas Notícias (Mateus 28, 16-20 e João 3,1-17)

A liturgia neste Domingo da Santíssima Trindade nos apresenta dois textos acerca da missão no seguimento de Jesus que implica em ir para a periferia (Galileia) e nascer de novo como compromisso com as causas do Reino: Mt 28,16-20 e Jo 3,1-17.

O texto de Mateus nos convida a refletir sobre nosso papel de discípulas e discípulos e no nosso compromisso com Jesus. A comunidade de Mateus, na região da Síria, de forma didática, faz a provocação de como ser cristã e cristão em meio àquela sociedade marcada por perseguições, intolerâncias, indiferenças:  primeiro é necessário acreditar sob qualquer circunstância independente do que a realidade apresenta, que Jesus está presente em nosso meio e nos convoca a ir/estar na Galileia. Como consequência, temos que agir, espalhando a boa notícia e tornar todas as pessoas seguidoras do Projeto do Reino. O batismo é o sinal de pertença e de que estamos dispostos a seguir Jesus. Seguir Jesus é se comprometer com a justiça, com a vida, com os mais frágeis da sociedade.

O caminho de Jesus, conforme os Evangelhos, se dá no enfrentamento aos projetos de morte na sociedade. Os seus passos culminam na morte e morte de cruz. Seguir a Jesus é acreditar que Ele está ao nosso lado na luta contra tudo e todos que estão destruindo a vida.

O texto da comunidade joanina apresenta o diálogo de Jesus com Nicodemos, alguém muito importante entre os judeus. A provocação do texto está no tema: “nascer de novo”. Como pode ser? A comunidade em seu compromisso pela vida deve assumir a novidade da vida no Espírito e superar a sabedoria da lei farisaica. Nascer de novo (”de água e de espírito”) é a novidade que as comunidades devem espalhar. A nova sabedoria é um ato de fé no amor de Deus em Jesus e deve caminhar para ser ato de fé do amor de Jesus na comunidade.

Hoje em nossas comunidades devemos aprofundar: a nossa identidade, o nosso compromisso de anunciar boas novas e o batismo, sinal profundo de nossa vida na comunidade (entre irmãs e irmãos). A Trindade, a melhor comunidade (tomando o título de um importante livro de Leonardo Boff) nos dê força diante de tantas perseguições, intolerâncias estruturais, fundamentalismos e ódio para viver o Evangelho e sermos verdadeiramente comunidades, lugar onde se encontra a Trindade.


Eliana da Silva
CEBI-AL

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.