Reflexão do Evangelho

A Melhor Imagem de Deus

A parábola mais conhecida de Jesus, e talvez a mais repetida, é a chamada parábola do bom pai. Os que ouviram pela primeira vez esta parábola inesquecível sobre a bondade de um pai preocupado apenas com a felicidade de seus filhos teriam percebido isso?

Sem dúvida, desde o início, eles ficaram perplexos. Que tipo de pai era este que não impunha a sua autoridade sobre os filhos? Como podia consentir na falta de vergonha de um filho que lhe pediu para distribuir a herança antes de morrer? Como podia dividir sua propriedade, colocando em risco o futuro da família?

Jesus os desconcertou ainda mais quando começou a falar das boas-vindas do pai ao filho que voltava para casa faminto e humilhado. Ainda longe, o pai correu ao seu encontro, abraçou-o com ternura, beijou-o efusivamente, interrompeu a sua confissão e apressou-se a recebê-lo como filho amado em sua casa.

Os ouvintes não podiam acreditar. Aquele pai havia perdido a dignidade. Ele não agia como patrono e patriarca de uma família. Sua atitude estava mais perto da postura de uma mãe tentando proteger e defender seu filho da vergonha e da desonra.

Mais tarde, saiu também ao encontro do filho mais velho. Ele ouviu pacientemente suas acusações, falou-lhe com especial ternura e o convidou para a festa. Só queria ver seus filhos sentados na mesma mesa, compartilhando um banquete festivo.

O que estava sugerindo Jesus? É possível que Deus seja assim? Como um pai que não guarda sua herança para si, que não é obcecado pela moralidade de seus filhos e que, quebrando as regras daquilo que era costume, busca uma vida feliz para eles? Será esta a melhor metáfora de Deus: um pai acolhendo de braços abertos os perdidos e suplicando aos que lhe são fiéis que acolham a todos com amor?

Durante vinte séculos, os teólogos elaboraram discursos profundos sobre Deus, mas não é esta metáfora de Jesus ainda hoje a melhor expressão do seu mistério?

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×