Reflexão do Evangelho

A Lei de Jesus

1. Leitura (Eclesiástico 15,16-21).

Iniciemos com um breve comentário sobre o Livro do Eclesiástico. Este livro faz parte dos 7 livros da Bíblia Grega que não constam na Bíblia Hebraica. Ele também era o livro da liturgia nas Sinagogas da diáspora. Quanto as reflexões para o domingo do dia 12/02. Algumas pessoas estudiosas de liturgia nos orientam a ligar a primeira leitura com o Evangelho e assim irei fazer.

Qual é o fundamento da primeira leitura? São os mandamentos ou as Leis de Moisés. A autoria está preocupada com as pessoas da religião Judaica que estão esquecendo a importância das Leis judaicas na diáspora e seguindo outras crenças. Para a maioria das praticantes do judaísmo, tudo começa e termina com as Leis mosaicas.

Evangelho: Mt 5,17-37.

A comunidade de Mateus, chamada na escritura de: “Reino dos Céus”, também está numa diáspora. Ela se encontra com o mesmo problema da primeira leitura. A comunidade era de maioria de Judeus convertidos. A catequese da comunidade de Mateus a partir de Jesus diz aos judeus que aderiam à fé em Jesus: “Não penseis que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”.

Sempre é bom buscarmos outras fontes para enriquecermos a catequese de Mateus. Vou trazer para nós a carta aos Romanos: Rm 3,31, “Então eliminamos a Lei através da fé? De modo algum! Pelo contrário, a consolidamos”. Este termo “consolidamos”, Paulo vai ligar lá em Rm 10,4. “Porque a finalidade da Lei é Cristo para justificar toda a pessoa que crê”.

Agora, eu entendo melhor Jesus, quando diz: “Em verdade, eu vos digo, antes que o Céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra”. O que?! Mateus e Paulo desejam nos catequizar. Porque, agora, a Lei não é mais de Moisés, foi justificada em Cristo e com ele, desde a Criação, foi tudo cumprido. A consolidação da lei se plenifica quando aprendemos a amar nossas irmãs e irmãos, nisto está toda a lei (Gálatas 5:14)

Para finalizar, a comunidade de Mateus cita várias passagens da Lei a fim de mostrar como Jesus foi coerente com ela. A comunidade nos deixa um pedido de Jesus para os povos: “Eu vos digo, se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. Sigamos a lei revelada em Cristo, do amor a Deus manifestado em nossas irmãs e irmãos, e não da lei que excluí e maltrata.

Francisco Jovane Rodrigues da Silva
CEBI-AM

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×