Reflexão do Evangelho

24º domingo do tempo comum – Ano B – A fé sinodal de Pedro

Por  MpvM*

 

“Não é precisa se questionar por muito tempo para perceber quanto a nossa fé, dom de Deus, é pessoal, mas também comunitária… E sensível a todas as situações que nos rodeiam! Ela acontece, evolui dentro de um grupo em marcha. Portanto é uma fé itinerante, “sinodal”: a fé de pessoas que estão juntas a caminho! Esta percepção da fé como fé sinodal é uma das portas de entrada para uma leitura renovada da narrativa do evangelho deste domingo, tradicionalmente chamada de “confissão de fé de Pedro”. ( Mc 8, 27-35)”

 

A reflexão é de Irmã Annette Havenne, ije. Ela é religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Maria. Possui graduação em psicologia e em teologia pastoral. Vive há 43 anos no Nordeste e reside na periferia de Aracaju/SE. Integra a equipe de assessoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB e atua na da formação humana e espiritual de comunidades religiosas e grupos de leigos. Continua residindo no Nordeste do Brasil, mas serve sua congregação como conselheira geral.

 

 

Leituras do Dia
1ª Leitura – Is 50,5-9a
Salmo – Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)
2ª Leitura – Tg 2,14-18
Evangelho – Mc 8,27-35

 

Permita-me começar esta reflexão sobre a liturgia da Palavra do 24° domingo do tempo comum, fazendo a você, querida irmã, querido irmão, três perguntas:

  • A crise covid e todas as outras crises que ela desencadeou ou desvendou mudaram alguma coisa na sua fé, no seu jeito de crer?
  • A fé ou a falta de fé das outras pessoas: família, colegas de trabalho, comunidade de vida, paroquia, impactam sua própria fé? Qual destes grupos mais ajuda sua fé a crescer?
  • Você acredita do mesmo jeito que acreditava três anos atrás?

 

Não é precisa se questionar por muito tempo para perceber quanto a nossa fé, dom de Deus, é pessoal, mas também comunitária… E sensível a todas as situações que nos rodeiam! Ela acontece, evolui dentro de um grupo em marcha. Portanto é uma fé itinerante, “sinodal”: a fé de pessoas que estão juntas a caminho! Esta percepção da fé como fé sinodal é uma das portas de entrada para uma leitura renovada da narrativa do evangelho deste domingo, tradicionalmente chamada de “confissão de fé de Pedro”. ( Mc 8, 27-35)

 

Lembremos a situação: Jesus, que já demostrou ser um rabino itinerante e evolutivo, dá suas aulas a caminho! Ele usa a o método sinodal: faz pergunta aos discípulos, escuta suas respostas, sonda os seus corações, os incentiva a avançar mais, a não temer a dinâmica destas etapas da fé, a converter-se constantemente em meio a um mundo que nem sempre os olha com simpatia! Marcos sinaliza isso sutilmente ao descrever Jesus e seus discípulos a caminho, atravessando uma região pagã, cujo nome lembra o esplendor do Cesar romano: Cesaréia de Filipe!

 

Quem as pessoas dizem que eu sou?

E vocês quem vocês dizem que eu sou? 

Mc 8,27.29

 

As duas perguntas de Jesus convidam seus discípulos a passar da variedade de opiniões, para uma verdadeira adesão a sua pessoa, mas também as suas opções.

 

A resposta de Pedro marca um passo importante na fé dos discípulos: reconhecendo que Jesus é Cristo, eles entram no segundo ano do “catecumenato cristão”!

 

Que tipo de caminho vai seguir o Messias, Ungido de Pai? Estamos na grande virada do evangelho de Mc, na sua exata metade. O autor, em bom teólogo, reforça a nossa percepção através da cura de um cego descrita imediatamente antes do diálogo entre Jesus e seus discípulos, nos versículos 22-26 do mesmo capítulo 8. Não por acaso, este cego, imagem dos discípulos que já foram chamados de “cegos” pelo mestre, (8,18) é curado por etapas: primeiro vê as pessoas como árvores que andam. Depois do segundo toque de Jesus é que ele passa a ver tudo nitidamente… mesmo de longe!

 

Eis a parábola que vai nos ajudar a entender o que se passa com Pedro e o que se passa com todos nós na caminhada da iniciação cristã: podemos ter dado o nosso sim a Jesus e chama-lo de Cristo, sem reconhecer as exigências e graças próprias do seu seguimento! Continuamos a olhar os outros como árvores que andam! Falta ainda um longo caminho nos passos do discipulado e na contramão da nossa miopia até conseguirmos integrar todas as dimensões do amor de cuidado e começarmos a enxergar os seres humanos, não apenas como criaturas que andam em torno de nós, mas como irmãs e irmãos queridos nossos! Falta-nos descobrir a fraternidade universal, a “Fratelli Tutti”.

 

Eis o programa do segundo ano da formação oferecida por Jesus aos seus e ela passa pela acolhida da cruz, como tão bem nos lembra o texto da primeira leitura: Jesus é o servo sofredor que assume nossa vulnerabilidade, nossa cegueira e decide dar sua vida por amor, amar até o fim. Ele é o Cristo salvador! (Is 50, 5-9)

 

Às vezes, me ponho a imaginar que a cruz que precisam assumir @s discipul@s de Jesus é feita simplesmente com os dois mandamentos do amor e as consequências da sua prática no concreto da nossa vida, segundo o trecho da carta de Tiago lida neste domingo (Tg 2, 14-18). Vivenciando os dois mandamentos do amor, descubro a cruz não apenas como tortura, humilhação, dor, crise… e sim como sinal ecológico de todas as dimensões da vida e das relações: Através dela, Jesus “estica a minha fé” segundo a bela expressão de S Agostinho: da mãe-terra até o olhar amoroso do Pai, da aceitação da minha fragilidade até o amor fraterno, sororal, sem fronteiras.

 

Tome direitinho as duas doses da vacina que vai estimular suas atitudes de amor a Deus e aos irmãos e irmãs e você poderá respirar sem maiores problemas no caminho sinodal do discipulado. Não posso prometer que as dificuldades da vida lhe serão poupadas, mas que você terá motivação para acompanhar Jesus e assumir a missão cristã, à imagem do segundo cego curado por Jesus no final deste trecho do evangelho de Mc, antes da entrada em Jerusalém! (Mc 10, 48-52)

 

O cego largou o manto, deu um pulo, foi até Jesus e em resposta à sua pergunta gritou: Mestre quero ver de novo!” Escutemos a resposta de Jesus e a reação do ex cego, pois constituem o horizonte do evangelho de hoje: “Pode ir, sua fé curou você… e ele seguia Jesus pelo caminho” talvez, me perdoe, seguia com mais disposição do que os que tinha cursado a formação toda!

 

Com Pedro e os discípulos escutando o convite a crescer na fé, com os dois cegos curados, um bem devagarinho e o outro num relâmpago, com todos os e as que hoje são provocados a reinventar sua fé para percorrer uma nova etapa do caminho sinodal, façamos nossas as palavras do salmo responsório:

O Senhor protege os simples, eu fraquejava, ele me salvou!
Andarei na presença do Senhor, na terra dos vivos!
Sl 114,6;8.

Assista também…

 

 

*Ministério da Palavra da Voz das Mulheres

Fonte: portal do Instituto Humanitas – Unisinus

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×