Partilhas

Espiritualidade e Amizade Social

No domingo, 25 de fevereiro, milhares e milhares de pessoas se reuniram no centro de São Paulo, lideradas pelos apóstolos do discurso do ódio, da violência e do armamentismo no Brasil. Nessa manifestação, pessoas que se envolveram em atos ilegais exigiram anistia para seus crimes. Invocaram a Democracia para terem o direito de destruí-la. Quando lhes é oportuno, usam a defesa da Democracia, mas não para os povos originários, não para as comunidades afrodescendentes, não para minorias sexuais. São contra a igualdade entre homem e mulher e não aceitam a diversidade de gêneros.

Todos os estudos sociais revelam que no mundo inteiro e também em nosso país, as desigualdades sociais têm se agravado. No Brasil, poucas famílias detêm renda equivalente quase à metade da população brasileira.

Cada dia fica mais claro que não é possível democracia social e política, sem democracia econômica e sem que se mude o atual modo de organizar o mundo que gera a fome e a miséria de milhões de seres humanos e a destruição progressiva da vida no planeta Terra. Independentemente de qualquer pertença religiosa ou de filiação política, é urgente escutar o que tem repetido o papa Francisco: “Atualmente no mundo, ou nos salvamos todos, ou ninguém se salva”.

No Brasil, com certeza, ao menos 80 % das pessoas que estão a favor da barbárie, se declaram cristãs e apoiam no Congresso as bancadas da Bíblia, do boi e da bala. Que companhia vergonhosa para a Bíblia! Que insulto para o Deus de Jesus que é Pai misericordioso e, como canta Maria, “derruba os poderosos de seus tronos e eleva os pequenos. Enriquece os famintos e despede os ricos sem nada”.

Como ensinava o reformador Martinho Lutero: “Deus prefere a blasfêmia e o insulto da pessoa que é justa ao elogio e agrado da pessoa que pratica injustiça”. Indiferente a isso, esses grupos cristãos fundamentalistas não aceitam que o Brasil seja um país laical, regido por uma Constituição e não pela Bíblia, ou por qualquer outro livro sagrado, compreendido e interpretado de forma literal e fanática.

Enquanto isso, nesses dias da Quaresma, a Conferência dos Bispos Católicos do Brasil (CNBB) propõe como programa pascal para esse ano que intensifiquemos a Fraternidade e aquilo que o papa Francisco chama de “amizade social”. Isso significa responder à propaganda do ódio e da violência através de uma cultura de diálogo e de colaboração entre as pessoas. De fato, mais de um ano depois de que, nas eleições, o discurso do ódio foi vencido, o Brasil ainda continua dividido e polarizado. Como sabemos que o “outro lado” não vai ceder nem mudar, somos nós que temos de tomar a iniciativa de nos dispor ao diálogo e de começar por nós, como propunha o Mahatma Gandhi o trabalho de humanização da vida. Não podemos, mesmo entre nós, desqualificar o adversário. Não é chamando de gado a multidão de gente que segue o neofascismo que vamos melhorar o mundo. No campo de concentração, enquanto esperava a morte, a jovem mística judaica Etty Hillesun escreveu no seu diário: “Os nazistas podem tudo, menos nos fazer odiar. Esse poder, eles não têm. Só nós e nós não podemos nem devemos cair nisso. Eles podem nos roubar tudo, menos a nossa humanidade”, ou seja, a nossa capacidade de amar, de perdoar e de dialogar.

No Rio de Janeiro, a deputada estadual Marina do PT propõe à Assembleia Legislativa do Estado que, anualmente, se crie na esfera pública e social um dia de abertura da Campanha da Fraternidade. Isso significa que sobre a urgência de uma cultura de Amizade Social não seja proposta da solidariedade não é apenas programa de Igreja, mas pode e deve ser assumida de forma laical e cidadã como política pública em todos os níveis.

Ao mesmo tempo que devemos felicitar a companheira Marina por mais esse exemplo que pode ser seguido por outros Estados, assumamos cada vez mais nós mesmos/as a responsabilidade de intensificar a cultura da Paz e da Não violência e retomar nas comunidades o trabalho da educação para a Paz e a Cidadania.

Marcelo Barros

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×