Partilhas

Campanha da Fraternidade 2024

Campanha da Fraternidade 2024 – Fraternidade e Amizade Social

“Somos todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8)

Desde o ano de 1962, a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) realiza, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade (CF), elegendo um tema que aborda alguma questão social, que afeta a vida da sociedade, principalmente das pessoas mais pobres, trazendo à luz questões importantes sobre a realidade que envolve o tema do ano.

Para contribuir com as reflexões do tema da CF, diversos materiais são elaborados e disponibilizados para as comunidades, que são convidadas a se reunirem em grupos e celebrações, que se iniciam na quaresma e seguem por todo o ano, tendo presente refletir sobre o tema. Os materiais são construídos tendo como referência os passos do método Ver, Julgar e Agir, para ajudar na contextualização, reflexão e proposições de ações e atitudes práticas, tanto pessoais como coletivas, para a superação dos problemas e desafios apresentados pelo tema, tudo isso tendo como referência o Evangelho de Jesus.

Em 2024, o tema da CF é: “Fraternidade e Amizade Social” e o texto bíblico que ilumina a mesma é um versículo do livro de Mateus 23, 8 que diz: Vós sois irmãs e irmãos. 

O tema da Amizade Social é uma proposição do Papa Francisco, liderança da ICAR, que em um dos documentos de seu pontificado, lançado em 2020, a carta Fratelli Tutti, chama a atenção para a importância de nos reconhecermos como irmãs e irmãos que, portanto, temos uma responsabilidade no cuidado uns dos outros. Imagino que você já deva estar se perguntando: O que é essa tal de amizade social? No documento Fratelli Tutti, o papa Francisco diz que é: Amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; é um amor desejoso de abraçar a todos; é comunicar com a vida o amor de Deus, recusando impor doutrinas; é viver livre de todo o desejo de dominar os outros; é o amor que se estende para além de todas as fronteiras. 

A Igreja Católica no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, deseja  com a CF 2024, convocar todas as pessoas, para colocar em prática a amizade social, para romper com o individualismo provocado pelo sistema econômico capitalista e neoliberal, que tem o lucro como prioridade, à custa da exploração das pessoas e dos recursos naturais, transformando tudo em mercadoria e consumo, atitudes que não valorizam as pessoas e que quebra com os vínculos de cuidado e proteção da vida.

O chamado da ICAR é para que, como filhas e filhos de Deus, tenhamos como princípio de nossas relações o amor fraterno, que se traduz em cuidado e responsabilidade uns para com os outros, reconhecendo-nos como irmãs e irmãos, ensinamento precioso de Jesus de Nazaré, que a comunidade de Mateus guardou na memória e virou Evangelho, ou seja, boa notícia para nós. E que, como “irmãs e irmãos”, filhas e filhos de um Deus que é amor (I João 4,8), assumamos nosso compromisso com a justiça social e com a construção de uma cultura de paz. 

Uma vida com dignidade, onde todas as pessoas sejam reconhecidas como irmãs, exige que pessoas e estruturas que formam a sociedade, revejam suas práticas, que colocam a vida da maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade social, causada pela ganância e pela concentração de renda nas mãos de uns poucos e que gera fome, desemprego, falta de moradia digna, de saúde, de educação, e desse modo, sequestra os direitos fundamentais para o Bem Viver.

A Amizade social, compreendida nesta CF, à luz do que diz o papa Francisco, vai para além da amizade que temos por pessoas do nosso cotidiano, que nos queremos mutuamente bem, ela tem uma dimensão maior, a dimensão social e política, que significa atuar pessoalmente e coletivamente de modo a questionar e denunciar as estruturas de morte, os discursos de ódio (racismo, violência contra mulheres, crianças, contra a população em situação de rua, contra a população LGBTQUIA+, contra idosos, a intolerância religiosa…)  que tem gerado tanta inimizade e violência.  

Amizade Social exige de nós novas atitudes, onde as pessoas sejam respeitadas, os recursos ambientais sejam utilizados de forma responsável, para que toda a vida do planeta seja sustentável, requer de nós sermos pessoas guardiãs da essência da fé cristã, daquilo que é nosso fundamento – o amor, amar uns aos outros, como Deus nos ama (João 13,34).

A CF, com o tema da Amizade Social é um importante e urgente convite para uma conversão pessoal e coletiva para a valorização da vida como dom de Deus, reconhecendo-nos como irmãs e irmãos, superando as violências causadas pelos discursos de ódio que se intensificaram nos últimos anos. É um convite para viver o amor que nos move para a construção de estruturas mais justas, sadias e solidárias, onde tudo o que é produzido, construído é colocado em comum, como nos ordena a Palavra de Deus em Atos dos Apóstolos: “E da multidão dos que creram, um só era o sentimento, a maneira de pensar. Ninguém considerava seu os bens que possuía, mas todos compartilhavam entre si (Atos 4, 32).

Reúna seus amigos, grupos, vizinhos, sua comunidade, procure os materiais da CF 2024 em sua cidade e façam encontros, círculos bíblicos, rodas de conversa, sobre o tema da Fraternidade e Amizade Social durante a quaresma, dialogue sobre o tema, mas também pensem juntos práticas concretas que possam fortalecer a fraternidade e a amizade social. 

Que o tempo da quaresma, com as reflexões sobre a amizade social, faça-nos mergulhar no mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré e nos ajude a fazer um caminho de conversão, que nos permita reconhecermos que “somos todos irmãs e irmãos” e que temos a missão de cuidar uns dos outros, cuidar da Terra, nossa casa comum. 


Autora: Vanildes Gonçalves dos Santos é professora da UCB, colaboradora do CEBI Planalto Central/DF, é membro da Igreja Católica Apostólica Romana.

Para a construção deste texto, utilizou-se da Bíblia, tradução Ferreira de Almeida e o Texto Base da CF, 2024, CNBB.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×