
As mulheres anunciam a Ressurreição de Jesus (Lucas 24, 1-12)
No alvorecer do primeiro dia da semana, ainda muito cedo, as mulheres: Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago, e outras mulheres, foram ao túmulo, com aromas bem preparadas para cuidar do corpo de Jesus, após a perseguição, tortura e morte humilhante na cruz. Uma dor atravessava todo o ser dessas discípulas e companheiras do grande Amigo/Mestre Jesus.
E por que vão? Elas amam verdadeiramente. Um amor que transcende tudo. Vai além do que os olhos podem ver, os ouvidos ouvir e o pensamento alcançar. Quem ama como essas mulheres acredita, mesmo sem mais ninguém acreditar. Elas cuidam do corpo, mesmo que tenha morrido.
Elas têm medo, pois pode haver algum algoz pelo caminho, à espreita de quem caminhava com Jesus Cristo. Porém a força do amor vence o medo, e a coragem ocupa o seu lugar.
Chegam ao túmulo e vêem a pedra removida. Inclinam-se para ver dentro. Mas o TÚMULO ESTÁ VAZIO.
Eis que aparecem-lhes dois anjos: Eles são porta-vozes de Deus! Trazem de Deus a revelação para elas: ”ELE NÃO ESTÁ AQUI, RESSURGIU!”
Ele está vivo! A morte não pode contê-lo! Ele não pertence ao reino dos mortos.
Essa morte não podia contê-lo. E nem a elas neste caminho de libertação. O anjo diz a elas: “Lembrem do que ele falou: É preciso que o Filho do Homem seja entregue às mãos dos pecadores, seja crucificado e ressuscite ao terceiro dia.” E elas se lembraram dessas palavras.
Elas recuperam a MEMÓRIA.
Fazem memória do que Jesus lhes havia falado muitas vezes: “Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia; lá me verão! (Mt. 28,10). “Depois que eu ressurgir, eu vos precederei na Galileia.“ (Mc14,18).
Ao voltarem do túmulo, ANUNCIAM tudo isso aos onze, e aos outros, mas eles não acreditaram.
Pedro, contudo..correu ao túmulo…viu apenas os lençóis… e voltou para casa surpreso.
Pedro, com medo, vai como que “correndo atrás do prejuízo”.
Ai está o kerigma, o ANUNCIO DA BOA NOVA! Jesus está vivo! A vida venceu a morte.
Maria Madalena é a primeira na lista dos nomes das mulheres.
Ao lembrar-se das palavras de Jesus, ditas de várias formas pelo caminho:Maria Madalena e as outras mulheres correm, inspiradas a anunciar que Jesus está vivo! Elas se recordam dos desafios enfrentados, iniciados pela Galiléia.
E recordam que nenhuma estrutura havia prendido Jesus, não era a morte que o IMPEDIRIA de continuar o seu caminho.
A força da Ressurreição elimina todos os obstáculos. Portanto precisamos da força dessas mulheres, primeiras testemunhas da Ressurreição.
Cada dia necessitamos nos libertar e ressurgir de todas as amarras que nos prendem
Para elas, Jesus era aquele que às tirara da sombra, da mudez, da inércia.
Quantas mães morrem aos poucos pelas ruas e becos das cidades, na escuridão em busca de seus filhos perseguidos, machucados pela truculência policial, ressuscitam ao recuperá-los. Criam alma nova, ao regressar para seus barracos e os curam com o carinho e cuidado, continuam acreditando que a vida vai recomeçar!
E nós como estamos neste caminhar de morrer e ressuscitar? Nesse Ano Jubilar de Peregrinação?
Na verdade, a Ressurreição de Jesus é a base de nossa fé cristã! Ela abre o horizonte para a esperança de caminhar com Ele sem nunca desanimar.
OBS:
Lucas faz questão de mostrar a presença dos anjos. Anjos são mensageiros de Deus para falar diretamente às mulheres e homens, desde o primeiro testamento.
– Um anjo veio falar a Zacarias, no Templo, que Isabel traria em seu ventre o precursor, que prepararia os caminhos de Jesus.
– Um anjo anunciou a Maria, da parte de Deus, que ela fora escolhida para ser a mãe do salvador.
Bibliografia:
Bíblia de Jerusalém,
Texto de D. José V. Santos Mendes 2022
Textos Avulsos
Autora: Ir. Iolanda Maria Borges
Franciscana de Allegany
Formação:
Teologia IFITEG
CEBI-GO
Psicologia/Neuropsicologia PUC-GO
.