Partilhas

A Paz de Deus Esteja em Nós!

Nossa irmã Amelia Hakme Romano fala neste artigo sobre a experiência da ressurreição na comunidade.

Ouça a reflexão clicando AQUI.


Paz na Bíblia é shalom (hebraico), significa integridade da pessoa diante de Deus e de outras pessoas, uma vida feliz, plena e abundante. Lembramos que viver a paz não é fácil. A proposta que Jesus trouxe de paz, é sinal de perseguições para as comunidades. Por isso mesmo, precisamos confiar, lutar, trabalhar, perseverar para que um dia a paz de Deus triunfe.

Paz é sinal da presença de Deus, nosso Deus é um “Deus da paz”.

O Evangelho de João capítulo 20,19ss nos conta que as pessoas amigas de Jesus estavam juntas numa casa com as portas fechadas com muito medo, e que Jesus se coloca no meio delas e diz: “a paz esteja com vocês”! Deseja novamente a paz mostrando as marcas da crucificação nas mãos e nos pés, enviando-as a missão soprando sobre elas o Espírito. Jesus infunde agora aos seus discípulos e discípulas o seu alento de vida, que é o Espírito.   É aquele Espírito que tinha entregue na cruz, uma vez terminada a criação do homem (Jo 19,30: disse: “Fica terminado”. E entregou o Espírito). O Espírito que Jesus comunica cria nos seus a nova condição humana, a condição de ser “espírito”. Como Jesus cumpriu a sua missão demonstrando seu amor até as últimas consequências (Jo13,1), agora suas amigas e amigos deverão fazer a mesma coisa.

João usa muitas imagens e símbolos para significar a ação do Espírito. Como na criação (Gn 1,1), assim o Espírito desceu sobre Jesus “como uma pomba, vinda do céu” (Jo1,32). É o começo da nova criação. Jesus fala as palavras de Deus e comunica-nos o Espírito sem medida (Jo3,34). As palavras de Jesus são Espírito e vida (Jo 6,63).

Viver a justiça é romper com a injustiça

Jo 20,23: “Aqueles a quem perdoastes os pecados ser-lhes-ão perdoados…”

Em João o conceito de pecado (Jo 1,29; 8,21) consiste em aceitar um sistema de injustiças que estraga a raiz e a fonte da vida. João não concebe o pecado como uma mancha, e sim como atitude da pessoa: pecar é ser cúmplice da injustiça encarnada no sistema opressor. Quando a pessoa muda de atitude e põe em favor do ser humano, cessa o pecado (Jo15,3). Jesus cria um espaço humano, onde, em vez da injustiça, reina o amor mútuo: é a comunidade alternativa que possibilita aos seres humanos sair do sistema que os leva a cometer a injustiça. É na comunidade que mulheres e homens farão a sua opção. Viver a justiça e romper com a injustiça.

Jesus confiou aos seus a continuidade de sua obra. (Jo20,21). Pelo Espírito que recebem dele, são suas testemunhas perante o mundo. Sua atividade, como a de Jesus, é a manifestação por obras e atos de amor gratuito e generoso do Pai. Por isso, sucederá a eles o mesmo que aconteceu a Jesus: haverá aqueles que acreditarão e os que não acreditarão e endurecerão o coração, serão rejeitados e perseguidos. A missão de Jesus não era a de julgar as pessoas (Jo3,17;12,47).

A missão da comunidade é fazer brilhar no mundo o amor e a glória do Pai. (Jo17,22) e assim tornar Jesus presente. Jesus é a luz, aos homens e mulheres cabe dar o passo, rompendo com o sistema injusto em que vivem e que é as trevas. A comunidade criada por Jesus é opção de salvação.

É na comunidade que se faz a experiência do amor

Jo 20,24-25: Tomé não estava presente e não crê no testemunho dos outros. Os discípulos disseram a ele que viram o Senhor em pessoa e que esta experiência os transformou quando da infusão do Espírito. No entanto, Tomé não acredita e exige colocar os dedos nas feridas da mão e do pé de Jesus. Tomé separado da comunidade, está em perigo de se perder, por não ter participado da experiência comum, nem ter recebido o sopro do Espírito, nem com ele, a missão. É um deles, precisa ver para poder crer, não aceita a experiência dos amigos. A existência da nova comunidade transformada pelo Espírito não é prova suficiente de que Jesus está vivo. Ainda que esteja disposto a morrer, não crê na permanência da vida. Tomé teimoso, não admite que o que seus amigos viram, seja o mesmo Jesus que ele conhecera. Exige uma prova individual e extraordinária.  Ele precisa compreender que o encontro com Jesus, que funda a fé, se realiza através da experiência do amor na comunidade; é nela que agora se manifesta e se percebe sua glória. (Jo 17,21.23;13,35). A ressurreição é, por isso, o centro da vida cristã.

Após oito dias Jesus se faz presente e Tomé está com eles. As portas continuam fechadas, mas não há temor. Jesus apresenta-se a Tomé e ele o chama de “Senhor e Mestre” e o aceita fazendo também a experiência que seus amigos fizeram. Jesus o censura, pois não acreditou no testemunho da comunidade, exigindo uma experiência individual. Tomé aprende que Jesus se revela e se encontra no centro da comunidade.

A experiência extraordinária (Tomé) não é o que constitui o verdadeiro fundamento da fé: é a experiência e prática do amor entre os irmãos e irmãs que constitui sua base sólida e permanente.

Todas as pessoas, em qualquer época, tem que ver o Senhor, e essa visão realiza-se ao experimentar a vida que ele comunica. (Jo14,19) “Vós, porém, me vereis, porque eu tenho vida e também vós o tereis” É o Espírito que produz esta experiência de visão.

O evangelho fica aberto para o futuro: “Bem aventurados os que, sem terem visto, chegam a crer”. Crerão em virtude da mensagem das discípulas e discípulos (Jo17,20), que continuarão se manifestando no meio do mundo o amor de Jesus.

Jo, 20,30-31: o autor conclui com o objetivo do evangelho: levar a crer para ter vida. “Jesus realizou ainda, na presença de seus discípulos, muitos outros sinais que não estão neste livro; estes ficam escritos a fim de que chegueis a crer que Jesus é o Messias, o Filho de Deus e, crendo, tenhais vida, unidas a Ele”.

“Eu vim para que todos e todas tenham vida e vida em abundância!” (Jo 10,10).

Mensagem para nós ao fazermos memória da ressurreição.[i]

Jesus ressuscitado é o crucificado, é aquele que viveu nesta terra, e traz as marcas de sua paixão. Ele está conosco em nossas comunidades, no sofrimento do povo, nas marcas das pessoas torturadas pela fome, pelo trabalho escravo e pela injustiça.  Ele está nas pessoas que lutam pela vida cheias de coragem e não se rendem, pois sabem que Jesus ressuscitado se faz presença entre nós.

“Eu vim para que todos e todas tenham vida e vida em abundância!” (Jo 10,10).

Que possamos dizer como Tomé: “Meu senhor e meu Deus!”

Autora: Amelia Hakme Romano


[i] Bibliografias:

RAIO X da VIDA. Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de João. Carlos Mesters; Mercedes Lopes; Francisco Orofino. PNV 147/148. CEBI. São Leopoldo. RS

Bíblia de Jerusalém. PAULUS.1994

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×