Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

XII Encontro Estadual de Teologia Feminista de institutos de teologia

XII Encontro Estadual de Teologia Feminista de institutos de teologia
18 de maio de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
XII Encontro Estadual de Teologia Feminista de institutos de teologia
Entre os dias 14 e 15 de maio, nas dependências da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), aconteceu o XII Encontro Estadual de Teologia Feminista de institutos de teologia, com o tema: “Teologia Feminista superando violências”. Reuniram-se 53 pessoas de diferentes institutos de teologia do Rio Grande do Sul, além de representantes de instituições que atuam na área diaconal e social de diferentes denominações religiosas.

A programação de sábado iniciou com uma mística organizada pela ESTEF, seguida por uma palestra proferida pela pastora da igreja Batista, Odja Barros, cujo tema foi: “Bíblia e violência contra as mulheres”. Após o almoço a programação seguiu com a realização de três oficinas, sendo elas:

1)“Violência na música popular brasileira” e exposição “Nem tão doce lar” – Daniéli Busanello (PGR Faculdades EST) e Rogério Aguiar (Fundação Luterana de Diaconia).

2) “Violência, gênero e masculinidade” – Adilson Schultz (PUC Minas)

3) “Como as Igrejas contribuem com a superação da violência de gênero” – Carmem Etel e Marinez Bassotto (Reverendas da igreja Anglicana)

 
No domingo, a programação iniciou com um momento de louvor conduzido por estudantes da Faculdades EST, seguida pela palestra: “Masculinidade e Violência de Gênero”, proferida pelo teólogo e sociólogo Adilson Schultz (PUC Minas). Na sequência deu-se início ao painel com relatos de experiências. O Programa de Gênero e Religião apresentou a Política de Justiça de Gênero da Faculdades EST. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/genero/article/view/2490. Também o teólogo Adilson Schultz relatou sobre o trabalho desenvolvido com homens agressores do município de Belo Horizonte.

O encontro terminou com a realização de uma mística, conduzida pela pastora Marli Brun e almoço de confraternização. O encontro foi organizado pela parceria entre ESTEF, Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST e CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos). Contou também com o apoio da FLD (Fundação Luterana de Diaconia).

Mais fotos podem ser acessadas aqui!