Notícias

Walderes Brito: “Reze a vida salmo a salmo, anime a luta palmo a palmo…”

Walderes Brito: “Reze a vida salmo a salmo

Adeodata Maria dos Anjos, Diretora Nacional do CEBI*

Formando um coro de vozes durante um seminário do CEBI no ano de 2004 em Brasília, Walderes Brito, animadamente entoava: “Reze a vida salmo a salmo, anime a luta palmo a palmo”. Esse jeito de ser fez parte do ritmo vivido por alguém equilibrado, que sabia calcular, planejar os momentos de orações pequenos e lutas pequenas, alguém capaz de transformar os espaços onde atuava… Alguém que, ao invés de presentes, em um dos seus aniversários (29 de setembro) pediu vida para as pessoas, em uma de suas seis cartas que deixou para nós em seu livro CONFIDÊNCIA:

…Ano passado aceitei e-mails, cartas, cartões telefonemas, convites, presentes…Neste ano quero um gesto: vá a um banco de sangue de sua cidade e doe sangue para mim. Provavelmente esse sangue não vai correr nas minhas veias, mas vai correr fundo dentro de mim. Vou ficar muito mais forte sabendo que você deu um pedaço do seu corpo para dizer que está comigo na luta pela recuperação da minha vida e da vida de tanta gente que agora luta para ter vida com qualidade…

Escrever essas cartas foi o jeito que Walderes encontrou para confidenciar seus sentimentos demonstrando humanidade em todos os momentos, fazendo da doença uma leitura de vida capaz de curar leitores ou ajudar-lhes a se prevenir contra o câncer, palavra que fez questão de citar cada vez que se referia a seu tratamento no intuito de que a doença perdesse a capacidade de atemorizar.

Em suas expressões, Walderes apresenta uma intimidade, uma relação com sua casa, o corpo que perdia forças. Ele assume o papel de um pai, pai de uma prole infinita, as suas células que disputavam espaço dentro de seu próprio ser. Assim ele se expressa:

Sou pai à antiga e acho que filhos devem conhecer limites. Agora é hora de dizer “NÂO” aos filhos(as) entusiasmados(as). Hora de dizer “REAJAM” aos filhos(as) mais tímidos(as). Vamos ver o que acontece.

Pelo que se conhece da trajetória de luta de Walderes muito aconteceu desde 1997 quando foi detectado um câncer no timo até o dia 17 de dezembro quando veio a falecer. Ele nunca parou e muito fez, pela arte, pela Bíblia, pela Juventude. Sua presença no CEBI-GO foi transformadora. O trabalho em na Casa da Juventude, tanto quanto! De Walderes veio o grande impulso às Escolas Bíblicas para Jovens, que ele sintetizou na publicação Sete Olhares.

O CEBI está profundamente consternado com a sua partida. Entretanto, tomamos emprestado  mais umas de suas frases”: “ Os cabelos que me caíram são uma parte de mim que morreu”. A carequice que me brotou é uma parte de mim  ressuscitada”. Podemos mudar um pouco essas frases: O teu corpo que está descansando  é uma parte que ficou nas lembranças e na saudade de quem te conheceu. As suas atitudes, escritos, ditos e feitos são a parte sua que ressuscitou!

Agradecemos ao Walderes, por ressuscitar em nossas vidas. Aos seus parentes, amigos e amigas, o nosso abraço de solidariedade e de amizade.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×