Notícias

“Uma só coisa é necessária” (Lucas 10, 38-42) [Tomaz Hughes SVD]

“Uma só coisa é necessária” (Lucas 10
Novamente o Evangelho de Lucas destaca o fato que Jesus e os seus discípulos “caminhavam”.  É caminhando que se faz caminho, e é no caminho que se aprende o que é ser discípulo de Jesus.  Todos nós estamos “no caminho”, como Jesus e os outros, só que a nossa caminhada não se mede em quilômetros, mas em anos!
O Evangelho de hoje frisa muito o lado afetivo de Jesus e dos seus discípulos e discípulas.  Jesus se dirige à casa de uma família em Betânia, perto de Jerusalém.  Era o lugar predileto onde Jesus procurava – e recebia – aconchego humano, carinho, afeto, amizade, acolhimento; onde podia refazer as suas forças durante as suas caminhadas evangelizadoras.  Do Evangelho do Discípulo Amado aprendemos que: “Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro” (Jo 11,5).  Este tipo de relacionamento humano é necessário para que formemos verdadeiras comunidades cristãs – e quantas vezes dispensamos este elemento fundamental.
É gritante a diferença de gênio das duas irmãs! Marta, provavelmente a mais velha, preocupada com os seus afazeres – afinal tinham chegado hóspedes para uma refeição e tinham que ser bem tratados;  Maria, calma, senta-se aos pés do Senhor, para escutar a Palavra.  De repente, ressoa o desabafo de Marta: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço?  Manda que ela venha ajudar-me!” (v. 40).  Instintivamente, a nossa simpatia fica com a Marta.  Qual é a mãe da família, a dona de casa ou o anfitrião de visita que não sentiria o que Marta sentia?  Por isso mesmo, chama a atenção a resposta do Senhor: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.”( V. 41s).
Uma coisa é óbvia – Jesus não está defendendo a preguiça, a omissão, a exploração do trabalho dos outros!  Em um mundo agitado como é o nosso, que não nos deixa tempo para cultivar o relacionamento humano, a amizade, a oração, o nosso próprio ser, esta resposta nos faz lembrar a importância de viver de uma maneira que prioriza as coisas.  É óbvio que nós temos que nos preocupar com os afazeres, os trabalhos – mas, na verdade, quantas vezes nós enchemos os nossos dias com ativismo, atividades fúteis, agitação, – e assim não conseguimos escutar nem nós mesmos, nem os irmãos, nem o próprio Deus!
Jesus aqui questiona a agitação e o ativismo – que não se mede pelo número de atividades.  O ativismo é uma fuga, uma fuga de um encontro com os anseios mais profundos do nosso ser, dos apelos de Deus, refugiando-nos em um número sem fim de atividades sem objetivos claros, sem organização, sem rumo.  A atitude de Maria é a de uma discípula, que aprende viver de maneira nova, ouvindo e ruminando a Palavra de Deus, uma palavra que pode levar à muita atividade, mas nunca ao ativismo.
Jesus de forma alguma quer menosprezar a Marta.  Aliás, diversas vezes os evangelhos põe Marta em mais relevo do que Maria.  O próprio Lucas diz que foi Marta que recebeu Jesus na sua casa (v.38).  Em João, é Marta que faz a profissão de fé em Jesus, que nos Sinóticos é feita por Pedro: “Sim, Senhor.  Eu acredito que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo”( Jo 11,27).  Na realidade, todos nós temos que ser “Marta e Maria”.  Temos necessidade de nos dedicarmos aos nossos afazeres, mas também é preciso achar tempo para ficarmos aos pés do Senhor.  O desafio é de conseguir o equilíbrio entre os dois aspectos de vida, entre “lançar as redes” e “consertar as redes” (cf. Mc 1,16-20), entre “atividade” e “oração”, entre “missão” e “interiorização”.  Pois os dois lados são tão intimamente ligados que o desequilíbrio, do lado que for, trará consequências negativas para a nossa vida de discípulos e discípulas. Também aqui temos um alerta – com frequência corremos o risco de sobrecarregar as pessoas leigas tão dedicadas às comunidades.  Devemos sempre lembrar que elas também precisam de tempo para cultivar os seus laços familiares, de aprofundar a sua própria experiência de Deus, de descanso.  Não é a vontade de Deus que alguém “se queime” de tanto serviço, mesmo na evangelização.  Precisamos ser sempre “Marta e Maria”

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×