Notícias

Uma Páscoa para hoje

por Marcos Aurélio dos Santos*

O caminho de Jesus de Nazaré até a cruz foi pontuado por seu amor libertador a um povo vítima da opressão político-religiosa. Um fato histórico e revolucionário que nos desafia a refletir a páscoa a partir de uma nova leitura do texto bíblico, no contexto da realidade da vida hoje. A páscoa, que celebra a ressurreição do Cristo crucificado não é para ontem, não é para dois mil anos atrás, a páscoa é para o nosso tempo.

Urge repensar nosso velho conceito do que é a páscoa, do seu significado bíblico-histórico, a partir de uma nova lente. Certamente transcende o entendimento reducionista-dicotômico de que a morte e a ressurreição de Jesus se limitou a remissão do pecado pessoal sem levar em conta sua caminhada de libertação e amor entre os pobres e excluídos do seu tempo. Em meio a um contexto sócio-político, o homem da Galileia foi vítima do sistema opressor de seu tempo. Jesus foi preso, torturado e assassinado por se opor ao templo e tudo que ele representava; foi julgado pelos tribunais, religioso e político. Fez oposição ao estado romano, operador da opressão, foi vítima dos mecanismos perversos reservados aos inimigos políticos dos romanos e dos religiosos fundamentalistas(fariseus, escribas e saduceus), o que lhe custou execução como inimigo subversivo.

O livro do Êxodo nos conta sobre a libertação do povo de Deus, que por quatrocentos anos esteve sob opressão no Egito – um período marcado pela escravidão, sofrimento e dor (Êxodo 12). A Páscoa segundo o Êxodo é o povo de Deus em saída, é a celebração da luta de um povo que se levanta com resistência para lutar por sua liberdade, pelo direito à terra, pela comunhão, de um ajuntamento para partilha do pão e defesa da vida de todos/as. O Deus Javé desce para caminhar com o seu povo, que em meio a dor aponta um caminho de amor e esperança para prosseguir na luta libertária com os pobres.

Em uma ligação profunda e concreta com a crucificação e ressurreição do Cristo, muitos estão crucificando Jesus pelo mundo hoje. Em uma linguagem simbólica, podemos falar dos que são crucificados todos os dias, vítimas da exclusão e opressão de um sistema excludente. Corpos vitimados por um sistema injusto, corpos crucificados sob o silêncio dos “cidadãos de bem”. Um silêncio que legitima a morte de negros, de LGBTs, de crianças pobres, de favelados, de moradores das periferias, de mulheres, de líderes que lutam pela terra e moradia, de indígenas e de imigrantes. São milhares de crucificados sob aplausos de uma classe média alienada. O sangue das vítimas clama nas calçadas, nas vielas, nas partes baixas, em uma resposta ao silêncio dos “cidadãos de bem”.

A Páscoa é amor libertário, é vida em abundância, é comunhão e vida comunitária, é compaixão.

Todos e todas nós somos chamados à fraternidade em uma demonstração concreta de amor pelos excluídos, não de palavras em meio a discursos vazios, mas no fazer. A ressurreição dos corpos banhados de sangue pela violência emerge de maneira forte e simbólica nas falas e ações daqueles que decidiram lutar pela libertação dos pobres, ressurreição que deve se concretizar na vida, no dia a dia de cada um de nós.

A ressurreição do Cristo é a libertação dos oprimidos, de vítimas de um sistema institucional perverso e dominador. Que nossa páscoa transborde em amor, compaixão e misericórdia, que possa gerar vida em abundância, assim como fez o Jesus de Nazaré no caminho da cruz.

Enviado pelo autor.

Ilustração de capa: Jesus Mafa.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×