Notícias

Um tempo novo e os caminhos espirituais

por Marcelo Barros*

Essa semana começa por uma coincidência feliz. Nessa segunda-feira, 10, se celebra o ano novo judaico (começa o ano 5778). No dia seguinte, terça-feira, é a vez dos muçulmanos comemorarem o ano novo islâmico (1440 da Hégira). Duas religiões que têm a mesma fonte no patriarca Abraão e na revelação divina do Amor celebram a esperança de um tempo novo, em meio a conflitos que, desde muito tempo, dividem judeus e o mundo árabe. Esse conflito não vem da fé. Ambas as religiões ensinam que Deus é Paz e quer a Paz.

No Oriente Médio, a raiz das divisões é a interferência de governos europeus e norte-americanos. Durante muito tempo, os impérios do Ocidente jogam um povo contra outro e insuflam um espírito de guerra. Por trás da ingerência norte-americana naqueles países, como também no norte da África, estão interesses econômicos de controle do petróleo e a estratégia militar para dominar o mundo. A cada dia, aumenta o número de mortos na Palestina ocupada e nem se fala da Síria. A única preocupação dos Estados Unidos é garantir que os interesses norte-americanos saiam fortalecidos.

Setembro é o mês no qual a ONU tem sua assembleia geral. Mesmo sendo representativa dos governos, a assembleia geral é ainda a instância que une a humanidade em torno de um mundo mais justo. Nesse esforço de grande parte da sociedade civil, os ministros e representantes religiosos têm uma responsabilidade imensa. Muitas vezes, durante a história, as religiões forneceram pretextos para guerras. Muitos crimes se cometeram em nome de Deus. Em nossos tempos, é urgente que as religiões façam desabrochar, do tesouro de suas tradições, tudo o que pode ajudar a sociedade internacional a construir a paz.

Para enfrentar o desafio da construção da paz, as religiões devem aprofundar a própria imagem de Deus. Ele é fonte e principio da paz e não uma divindade intransigente e cruel que pede sacrifícios. Deus, se é mesmo Deus, não divide os seres humanos em crentes e descrentes, fiéis e infiéis. Esse tipo de deus mesquinho e interesseiro supõe organizações religiosas baseadas no dogmatismo e no autoritarismo de suas hierarquias. Ao adorar uma divindade assim, Igrejas ou religiões podem até falar de paz, mas, na prática, plantam sementes de intolerância e divisão entre as pessoas.

Graças a Deus, líderes espirituais como o Dalai Lama, o papa Francisco, o bispo Desmond Tutu e outros dão um testemunho de que Deus, se existe, só pode ser amor. No passado recente, papas como João XXIII, pastores como Martin-Luther King, o bispo Oscar Romero e alguns de nossos bispos e pastores contribuíram muito para se compreender a religião como instrumento de paz. Eles se inspiraram em suas tradições espirituais, para lutar contra o racismo, pregar a não violência e contribuir com relações internacionais pacíficas.
Infelizmente, nem sempre essa cultura religiosa da paz chega até as comunidades, paróquias e grupos de base.

Atualmente, na América Latina e especificamente no Brasil, os grandes meios de comunicação de massa conseguiram espalhar uma cultura de intolerância raivosa e violenta que não permite a convivência com o diferente nem o diálogo.

Nessa realidade, é preciso aprendermos das culturas originárias do continente. De fato, as comunidades indígenas e grupos afrodescendentes têm nos conduzido à cultura da paz como cultura do bem-viver, isso é, a opção de conviver harmoniosamente e a partir de nossas diferenças culturais.

Aos cristãos, São Paulo escreve: “Deus que, através de Jesus Cristo, reconciliou o mundo consigo, nos encarregou da palavra da reconciliação” (2 Cor 5, 19). Isso implica o trabalho de estabelecer a paz conosco mesmos, com os irmãos e irmãs diferentes de nós e com Deus, fonte de paz e amor do universo.

Marcelo Barros é monge beneditino e escritor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×