Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Um simples livrinho ajuda a transformar vidas

Um simples livrinho ajuda a transformar vidas
29 de dezembro de 2012 Centro de Estudos Bíblicos
Um simples livrinho ajuda a transformar vidas

Com apenas R$ 3,00, Sirlândia (São Luiz/MA) consegue adquirir um livrinho do CEBI. O preço é acessível em função da solidariedade de muita gente. Em sua casa, ela reúne um grupo de mulheres para fazer artesanato e conversar sobre os problemas da vida. Muitas das mulheres não sabem ler. Preparando-se antecipadamente com o livrinho do CEBI, Sirlândia consegue ajudar as mulheres a falar de seus problemas e a mudar suas vidas. Muitas delas já conseguiram denunciar violências de gênero. Outras começaram a estudar e a procurar emprego. É uma transformação silenciosa, mas eficaz!

Um grupo de pessoas acampadas em Nova Santa Rita /RS, se reúne para estudar o que a Bíblia diz sobre a partilha da terra. O livrinho passa de mão em mão e quem não sabe ler as letras, lê as gravuras. E lê a realidade da vida: Deus quer a terra para todos, precisamos lutar para conseguir. De onde veio esse livrinho? – pergunta o grupo. Foi uma doação do CEBI-RS para o fortalecimento da nossa caminhada!

A coleção Curso Popular de Bíblia foi elaborada pela equipe do CEBI-PA, inicialmente para as comunidades das periferias de Belém/PA. São sete pequenos livrinhos, cada um custa R$ 2,95. A dificuldade de leitura e as dificuldades financeiras ainda impedem que pessoas possam comprar o livro. Mas as lideranças do CEBI-PA fazem coleta, compram livrinhos e reúnem grupos de estudos, muitos deles com até 30 pessoas. Os livrinhos vão despertando consciência e ajudando no processo de libertação. E o povo empobrecido das palafitas já não aceita mais tanta opressão: louva a Deus, mas lutando por seus direitos.

Fernanda Priscila reúne mulheres e jovens que vivem da prostituição em Salvador/BA. Com elas conversa sobre um Deus de amor, para quem o corpo é mais do que mercadoria. Muitas destas prostitutas conseguem falar de suas dores escrevendo cartas. São cartas que convidam à escuta das margens – bares, boates, praças e hotéis, exemplo concreto do método da teologia que nasce do meio do povo, as cartas foram publicadas pelo CEBI. As autoras tiveram sua identidade preservada, mas se reconhecem no livro e começam a reconstruir sua auto-estima. Elas são as autoras!