Notícias

UBUNTU “Sou o que sou pelo que nós somos”

Com o objetivo de dizer NÃO ao racismo e à intolerância religiosa, sob a motivação de FE-Brasil ACT, ABONG e outros organismos para o dia do UBUNTU (Sou o que sou pelo que nós somos), levamos o nosso abraço e o nosso ouvido ao Terreiro. O dia da escuta aconteceu sábado (24 de setembro de 2022), onde em uma parceria o CEBI-MS (Centro de estudos Bíblicos) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) realizaram uma visita ao Terreiro de Umbanda Cacique Pirauê, localizado no Bairro Santa Emília, na cidade de Campo Grande/MS.

Na ocasião, a casa estava realizando a festa de Cosme e Damião e Doum. A festa celebra a criança que existe em cada um e cada uma de nós. Nessa tarde foi oferecido um momento de alegria e descontração para as crianças do bairro onde a Casa de Umbanda está localizada, além de doações de roupas e calçados para os moradores. Segundo o dirigente da casa, Anderson Meaurio (Pai Anderson), esta ação se estenderia no dia seguinte, por mais sete bairros da cidade de Campo Grande, por onde passariam entregando doces e roupas.

Ao nos acolhermos, Anderson disse que a Umbanda é diversa, ela acolhe a todos, sem distinção de status social, profissão, raça, cor ou gênero. Nela, todas e todos são criaturas de Zambi (Deus), trabalhadores para a prática do bem. Que sempre estão abertos ao diálogo com todas as religiões, que não estão aqui para catequizar ninguém, mas sim para dar um conforto (que é como eles chamam o passe) para aqueles que buscam o terreiro em seus momentos de dor, angustia e sofrimento.

Anderson ainda denunciou o preconceito e o racismo sofrido pelas religiões de matriz africana: “Vivemos em um país onde a intolerância religiosa impera, as pessoas querem impor sua religião sobre a outra. É preciso se despir das crenças religiosas e enxergar que acima de cada credo existe uma pessoa, uma criatura divina. Precisamos nos respeitar enquanto seres humanos”.

Por parte do CEBI, lembramos o texto de João 4,1-37 (o encontro de Jesus com a Samaritana), segundo o qual Jesus bebe da água da mulher e a mulher bebe da água de Jesus. Há uma troca muito bonita, em que cada uma e cada um mata sua sede. Precisamos beber da água uns dos outros, em experiências religiosas diferenciadas.

Por Francisca Feitosa, CEBI-MS

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×