Notícias

‘Tsunami de lama’ pode ser pior com ruptura de novas barragens em MG

'Tsunami de lama' pode ser pior com ruptura de novas barragens em MG
O possível rompimento das barragens que ficaram de pé em Mariana (MG) poderia resultar em uma enxurrada de lama muito maior do que a da tragédia de novembro, ampliando a destruição da fauna e da flora e atingindo moradias que ficaram preservadas.

A reportagem é de José Marques, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 20-01-2016.

A avaliação é de um estudo encomendado pela mineradora Samarco a pedido da Justiça e obtido pela Folha.

Essas estruturas foram danificadas após a barragem de Fundão se romper e deixar um rastro de destruição que chegou ao litoral do Espírito Santo. A mineradora diz que os reservatórios remanescentes estão "estáveis", mas que trabalha para reforçá-los.

O novo estudo considera a possibilidade de vazamento de 105 bilhões de litros de rejeitos em caso de rompimento das barragens que continuaram de pé em Mariana –a estimativa é que 40 bilhões tenham sido despejados da estrutura de Fundão.

No documento apresentado pela Samarco são exibidos cenários que chegariam, ao menos, até a hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), a 109 km das barragens.

O estudo só se concentrou até esse ponto, seguindo pedido da Justiça, já que também foi determinado que a usina seja esvaziada para conter rejeitos de minério em caso de novos rompimentos.

Além do assoreamento e da mudança do curso de rios, a destruição afetaria áreas de preservação ambiental, acabaria com a vida animal, interromperia os fornecimentos de água e luz e inundaria propriedades urbanas e rurais.

Cinco possibilidades foram avaliadas pela empresa de consultoria Pimenta de Ávila. Todas levam em conta que a barragem de Santarém, que armazena água para a produção mineral e fica mais próxima do distrito de Bento Rodrigues, transborde ou se rompa.

No pior dos cenários, isso aconteceria após a ruptura da barragem de Germano, que fica logo atrás de Santarém.

As previsões apontam que a lama chegaria em dez minutos ao local do antigo povoado de Bento Rodrigues, completamente submerso pela lama de Fundão. O município de Barra Longa, a 77 km de distância, seria atingido após 11 horas, intervalo próximo ao do dia da tragédia.

A consultoria pede que a Samarco cadastre as habitações que podem ser atingidas para facilitar a evacuação e elabore novo plano de emergência para as barragens que restaram. O Ministério Público de Minas solicitará que a Justiça determine as medidas.

O estudo não aponta quais providências concretas seriam tomadas em cada cenário.

Outro lado

A Samarco diz que as barragens e diques em Mariana estão "estáveis" e que tem monitorado as estruturas com drones, escaneamento a laser e instrumentos geotécnicos. Também afirma que trabalha para reforçar a barragem de Santarém. A conclusão das obras está prevista para o fim de fevereiro.

Em nota, a mineradora diz que trabalha em conjunto com a Defesa Civil de Mariana e de Barra Longa para informar as comunidades sobre procedimentos de evacuação.

Como "medida adicional", afirma que tem feito monitoramento on-line da área por meio de "câmeras, telões, drones e radares" e acompanhamento visual das barragens de Santarém e Germano.

Além disso, diz, há um sistema de alerta com sirenes fixas e móveis. As prefeituras da região confirmam.

Segundo a mineradora, um novo plano de emergência está em "fase de elaboração de escopo para a contratação de empresa especializada".

BARRAGENS DA SAMARCO

Fundão

63 bilhões de litros *
era o volume de rejeitos armazenados em 5.nov

40 bilhões de litros
vazaram com o rompimento

Germano

130 bilhões de litros
é o volume armazenado atualmente

105 bilhões de litros
têm potencial para vazar caso a barragem se rompa

CONSEQUÊNCIAS DA RUPTURA

> Problemas no abastecimento de água e de energia
> Destruição de áreas de preservação
> Inundação de propriedades
> Assoreamento de rios

*Inclui 7 bilhões de litros na Santarém

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×