Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Tempo da Criação 2021 : Uma casa para todos? Renovando o oikos de Deus

Tempo da Criação 2021 : Uma casa para todos? Renovando o oikos de Deus
27 de agosto de 2021 Comunicação

Do dia 1 de setembro a 4 de outubro, a família cristã celebra o belo dom da criação. Esta celebração global teve início em 1989 com o reconhecimento do Dia de Oração pela Criação por parte do Patriarcado Ecumênico, sendo hoje adotado pela comunidade ecumênica mais ampla. A oração é uma experiência e ferramenta poderosa para aumentar a conscientização e promover relações e ministérios transformadores.
O nosso tema este ano é Uma casa para todos? Renovando o oikos de Deus. Esperamos trabalhar juntos para desenvolver um horizonte bíblico e cosmológico mais amplo, não apenas para sermos edificados pelos próprios textos, mas para desenvolver uma nova maneira de ver as Escrituras, a vida e a Terra, tudo no Oikos de Deus, e reconhecer a sabedoria de incontáveis irmãs e irmãos ajudando a todos a renovar nosso mundo como uma amada comunidade global interligada e interdependente.

 

O QUE É O TEMPO DA CRIAÇÃO ?

 

 

Tempo da Criação é um tempo de graça que a Igreja, no diálogo ecumênico, oferece à humanidade para renovar sua relação com o Criador e com a criação, por meio da celebração, da conversão e do compromisso conjunto.

Em outras palavras, o Tempo da Criação é a celebração ecumênica anual de oração e ação pela nossa casa comum.

Quando vamos nos reunir?

O Tempo da Criação começa no dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs.

Indivíduos e comunidades são convidados a participar por meio de orações, projetos de sustentabilidade e mobilizações.

  • Oração: Organize um momento ecumênico de oração que reúna todos os cristãos e cristãs para cuidar de nossa casa comum.
  • Sustentabilidade: Conduza um projeto de limpeza que ajude toda a criação a prosperar.
  • Mobilização: Defenda a justiça climática participando ou liderando uma campanha contínua, como o movimento de desinvestimento de combustíveis fósseis.

Convidamos você a programar sua própria participação nesse tempo. Como um primeiro passo, visite tempodacriacao.org. Lá você encontrará o guia oficial de celebração do Tempo da Criação, uma ampla gama de recursos e um formulário para inscrever seus eventos.

Em anexo alguns recursos para você conhecer a proposta e participar !

SOC-2021-Full-Guide-PT

 

PT_One pager

https://www.youtube.com/watch?v=IRGpznzPppA&t=17s

https://www.youtube.com/watch?v=tayeyFtOYwg&t=10s

 

A história do Tempo da Criação

Em 1989, o Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou 1º de setembro como o Dia de Oração pela Criação para os Ortodoxos.

Posteriormente, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) estendeu a celebração até 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. Por sua vez, em 2015, o Papa Francisco oficializou o Tempo da Criação para a Igreja Católica Romana.

A este respeito, o Papa Francisco expressou em 2015:

“Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a protecção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração deste Dia, na mesma data, com a Igreja Ortodoxa, será uma ocasião profícua para testemunhar a nossa crescente comunhão com os irmãos ortodoxos”.

Todos os anos, as lideranças cristãs do mundo todo incentivam os fiéis a participarem do Tempo da Criação.

Em 2020, em sua carta de Ano Novo, Bartolomeu I de Constantinopla convidou homens e mulheres ortodoxos a aproveitar o ano novo para agir em favor da criação e prevenir maiores danos ecológicos à Terra de Deus.

“A luta pela proteção da criação é uma dimensão central da nossa fé. O respeito pelo meio ambiente é um ato de doxologia do nome de Deus, enquanto a destruição da criação é uma ofensa ao Criador, totalmente irreconciliável com os princípios básicos da teologia cristã”, escreveu ele.

“Apelamos aos jovens ortodoxos para que percebam o significado de viver como cristãos fiéis e pessoas contemporâneas.”.

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, sempre pede aos fiéis que também celebrem o Tempo da Criação.

Em 2019, ele descreveu a crise climática como “o maior desafio que enfrentamos nós e as gerações futuras” e exortou os cristãos de todo o mundo a lutar contra as alterações climáticas com maior urgência e solidariedade ao longo do ano, mas especialmente durante o Tempo da Criação.

Um tema novo a cada ano

A cada ano, o Comitê Diretivo Ecumênico sugere um tema e fornece recursos que orientam a celebração do Tempo da Criação; em 2019 o tema foi “Teia da Vida”.

O tema de 2020 foi “Jubileu pela Terra”.  Foi um ano marcado por uma nova realidade, em que todos os seres humanos se lembram que somos vulneráveis ​​e que, além disso, precisamos de outros para sobreviver, à pandemia COVID-19, mesmo com todas as dores causadas, foi e continua sendo uma oportunidade para todos nós voltarmos nossos olhos para Deus.

Com alegria, pudemos constatar que durante o Tempo da Criação 2020, milhares de pessoas e comunidades participaram de eventos vivificantes, iluminando o caminho de nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis, que buscam esperança em meio a uma pandemia e ao agravamento da crise climática, entre outras crises que afetam nosso mundo.

Para este ano, o tema proposto é “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus”. Oikos é a palavra grega que significa “lar” ou “casa”; o símbolo proposto é a Tenda de Abraão, que representa nosso compromisso em preservar um lugar para todos os que compartilham nossa casa comum:

Quem pode participar da celebração do Tempo da Criação?

Todos: crentes e não crentes. Porque todos somos chamados a viver em harmonia, sendo guardiões responsáveis ​​da nossa casa comum, o que implica que todos devemos nos comprometer a cuidar da vida em todas as suas formas, lembremo-nos que cuidar não se refere apenas a proteger, mas implica necessariamente amar, contemplar e sentir parte da obra criadora de Deus.

Convidamos você a fazer parte desta celebração a nível pessoal, familiar e comunitário. Compartilhe posts nas redes sociais com a hashtag #SeasonofCreation ou #TempoDaCriação. E não se esqueça de interceder por este tempo ao Senhor com a Oração pelo Tempo da Criação 2021.

 

Fonte : https://seasonofcreation.org/pt/2021/08/27/o-que-e-o-tempo-da-criacao/

 

 

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi