Notícias

SOUC – Semana de Oração pela Unidade Cristã, de 16 a 23 de maio de 2021

SEMANA DE ORAÇÃO 

A busca da unidade ao longo de todo o ano 

  

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.  

 No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. 

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. 

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21). 

 Clique aqui e baixe a logomarca da Semana. 

Semana de Oração (SOUC), edição 2021 

PERÍODO 

De 16 23 de maio de 2021. 

TEMA 

 Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9). 

 

ORAÇÃO OFICIAL 

 

Amado e misericordioso Deus pai e mãe, 

Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação. 

Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar. 

 Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos. 

 Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido. 

 CARTAZ 

 A arte escolhida foi enviada pelo estudante do curso de filosofia Carmelino Antonio Ramires Neto. Residente do estado do Pará, ele compartilhou conosco, neste link, a explicação que deu para sua arte. 

  

  (clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução) 

  

INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2021 

  

Este ano, a Comunidade Monástica de Grandchamp foi a responsável por escolher o tema e redigir uma proposta de texto-base para a Semana de Oração 

 Durante meses, toda a Comunidade trabalhou neste projeto. O resultado deste trabalho (um texto prévio) serviu de base para a redação final, desta vez, escrita por um grupo internacional apoiado, conjuntamente, pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas. Quatro irmãs da Comunidade de Grandchamp também trabalharam com o grupo internacional que finalizou o texto. 

O tema escolhido, “Permanecei no meu amor e dareis frutos em abundância”, permitiu às irmãs partilhar a experiência e a sabedoria da vida contemplativa no amor de Deus, e falar do fruto desta oração: uma comunhão mais estreita com os irmãos e irmãs em Cristo e uma maior solidariedade com toda a criação. 

No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (saiba mais aqui).  

E-BOOK DA SOUC 2021 

Os materiais alusivos à Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), deste ano em diante, serão virtuais. Isso terá um impacto significativo para o meio ambiente, já que centenas de milhares de livretos, em papel, deixarão de ser impressos. ???? 

“Em Gênesis 2:15, vemos que Deus deixou claro ao homem que ele deveria cultivar e cuidar da natureza. Como seres humanos que somos, temos uma relação íntima com a Terra, relação não apenas espiritual, mas de vida concreta. A Terra é nosso ambiente de vida, nos alimenta com seu ar, sua água… E quando morremos, somos devolvidos ao ‘pó da terra’, sendo novamente acolhidos nela. Temos de fomentar iniciativas como essa, que visam reduzir os impactos ambientais das nossas ações”, explicou o pastor Inácio Lemke. 

OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO 

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance. 

Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana. 

  

Conta para depósito da coleta: 

Banco Bradesco 

Agência: 0606-8 

Conta Poupança: 112.888-4 

(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23) 

  

TEMA DE TODAS AS SEMANAS DE ORAÇÃO (de 1968 a 2020) 

  

Em 1968, materiais preparados em conjunto pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e pelo pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos foram usados pela primeira vez. 

  

1968 – Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14). 

  

1969 – Chamados à liberdade (Gálatas 5,13) | Encontro preparatório em Roma, Itália. 

  

1970 – Somos colaboradores de Deus (1 Coríntios 3,9) | Encontro preparatório no monastério de Niederaltaich, na República Federal Alemã. 

  

1971 –  … e a comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13,13). 

  

1972 – Eu vos dou um novo mandamento (João 13,34) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça. 

  

1973 – Senhor, ensina-nos a orar (Lucas 11,1) | Encontro preparatório no mosteiro de Montserrat, Espanha. 

  

1974 – Que toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2, 1-13) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça. 

  

1975 – Plano de Deus: todas as coisas em Cristo (Efésios 1,3-10) | Material de um grupo australiano. Encontro preparatório em Genebra, Suíça. 

  

1976 – Seremos como Ele (João 3,2) ou Chamados a ser o que somos | Material da Conferência Caribenha de Igrejas; encontro preparatório em Roma, Itália. 

  

1977 – A esperança não nos decepciona (Romanos 5,15) | Material do Líbano, no meio de uma guerra civil; encontro preparatório em Genebra, Suíça. 

  

1978 – Não sois mais estrangeiros (Efésios 2,13-22) | Material de uma equipe ecumênica em Manchester, Inglaterra. 

  

1979 – Servi uns aos outros para a glória de Deus (1 Pedro 4,7-11) | Material da Argentina; encontro preparatório em Genebra, Suíça. 

  

1980 – Que venha o teu Reino! (Mateus 6,10) | Material de um grupo ecumênico em Berlim, República Democrática Alemã; encontro preparatório em Milão. 

  

1981 – Um Espírito – muitos dons – um só corpo (1 Coríntios 12,3b-13) | Material dos Graymoor Fathers, USA; encontro preparatório em Genebra, Suíça. 

  

1982 – Que todos estejam na tua casa, Senhor (Salmo 84) | Material do Quênia; encontro preparatório em Milão, Itália. 

  

1983 – Jesus Cristo – a Vida do mundo (1 João 1,1-4) | Material de um grupo ecumênico na Irlanda; encontro preparatório em Céligny, Suíça. 

  

1984 – Chamados a ser um pela cruz de nosso Senhor (1 Coríntios 2,2 e Colossenses 1,20) | Encontro preparatório em Veneza, Itália. 

  

1985 – Da morte à vida com Cristo (Efésios 2,4-7) | Material da Jamaica; encontro preparatório em Grandchamp, Suíça. 

  

1986 – Vós sereis minhas testemunhas (Atos 1,6-8) | Material da Iugoslávia – Eslovênia ; encontro preparatório na Iugoslávia. 

  

1987 – Unidos em Cristo – uma nova criação (2 Coríntios 5,17 a 6,4a) | Material da Inglaterra; encontro preparatório em Taizé, França. 

  

1988 – O amor de Deus afasta o medo (1 João 4,18) | Material da Itália; encontro preparatório em Pinerolo, Itália. 

  

1989 – Construindo a comunidade: um só corpo em Cristo (Romanos 12,5-6a) | Material do Canadá; encontro preparatório em Whaley Bridge, Inglaterra. 

  

1990 – Que todos sejam um… para que o mundo creia (João 17) | Material da Espanha; encontro preparatório em Madri, Espanha. 

  

1991 – Louvai ao Senhor, todas as nações (Salmo 117 e Romanos 15,5-13 | Material da Alemanha; encontro preparatório em Rotenberg an der Fulda, República Federal da Alemanha. 

  

1992 – Estou convosco sempre… Ide, portanto. (Mateus 28,16-20) | Material da Bélgica; encontro preparatório em Bruges, Bélgica. 

  

1993 – Dando frutos no Espírito para a unidade cristã (Gálatas 5,22-23) | Material do Zaire; encontro preparatório em Zurich, Suíça. 

  

1994 – A casa de Deus: chamados a ser um no coração e na mente (At 4,23-37) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Dublin, República da Irlanda. 

  

1995 – Koinonia: comunhão em Deus e uns com os outros (João 15,1-17) | Material de Fé e Ordem; encontro preparatório em Bristol, Inglaterra. 

  

1996 – Eis que estou à porta e bato (Apocalipse 3, 14-22) | Material de Portugal; encontro preparatório em Lisboa, Portugal. 

  

1997 – Em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus (2 Coríntios 5,20) | Material do Conselho Ecumênico Nórdico; encontro preparatório em Estocolmo, Suécia. 

  

1998 – O Espírito socorre a nossa fraqueza  (Romanos 8,14-27) | Material da França; encontro preparatório em Paris, França. 

  

1999 – Deus habitará com eles. Será seu Deus e eles serão seu povo (Apocalipse 21,1-7) | Material da Malásia; encontro preparatório no mosteiro de Bose, Itália. 

  

2000 – Louvado seja Deus, que nos abençoou em Cristo (Efésios 1,3-14) | Material do Conselho de Igrejas do Oriente Médio; encontro preparatório em La Verna, Itália. 

  

2001 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,1-6) | Material da Romênia; encontro preparatório em Vulcan, Romênia. 

  

2002 – Em ti está a fonte da vida (Salmo 36,5-9) | Material do CEEC e CEC; encontro preparatório perto de Augsburg, Alemanha. 

  

2003 – Trazemos este tesouro em vasos de argila (2 Coríntios 4,4-18) | Material das Igrejas da Argentina; encontro preparatório em Los Rubios, Espanha. 

  

2004 – Eu vos dou a minha paz (João 14,23-31 e João 14,27) | Material de Aleppo, Síria; encontro preparatório em Palermo, Sicília. 

  

2005 – Cristo, o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3,1-23) | Material da Eslováquia; encontro preparatório em Piestany, Eslováquia. 

  

2006 – Quando dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18,18-20) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Prosperous, Co. Kildare, Irlanda. 

  

2007 – Ele faz os mudos falarem e os surdos ouvirem (Marcos 7,31-37) | Material da África do Sul; encontro preparatório em Faverges, França. 

  

2008 – Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5, 12a. 13b- 18) | Material dos USA; encontro preparatório em Graymoor, Garrison, EUA. 

  

2009 – Unidos em tua mão (Ezequiel 37, 15-28) | Material da Coréia; encontro preparatório em Marselha, França. 

  

2010 – Vós sois testemunhas disso (Lucas 24,48) | Material da Escócia; encontro preparatório em Glasgow, Escócia. 

  

2011 – Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Cf Atos 2,42) | Material da Jerusalém; encontro preparatório em Saydnaya, Síria. 

  

2012 – Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo (cf 1 Coríntios 15, 51-58) | Material da Polônia; encontro preparatório realizado em Varsóvia, Polônia. 

 

Acervo do CONIC 

Semana de Oração, edição 2013: 

 

TEMA: “O que Deus exige de nós?” 

  

Semana de Oração, edição 2014: 

TEMA: “Acaso Cristo está dividido?” 

  

Semana de Oração, edição 2015: 

TEMA: “Dá-nos um pouco da tua água.” 

  

Semana de Oração, edição 2016: 

TEMA: “Proclamai os altos feitos do Senhor.” 

  

Semana de Oração, edição 2017: 

TEMA: “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move.” 

  

Semana de Oração, edição 2018: 

TEMA: “A mão de Deus nos une e liberta.” 

  

Semana de Oração, edição 2019: 

TEMA: “Procurarás a justiça, nada além da justiça.” 

  

Semana de Oração, edição 2020: 

TEMA: “Gentileza gera Gentileza.” 

 

 

Fonte : Site do CONIC: https://conic.org.br/portal/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×