Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Solidariedade Inter Religiosa

Solidariedade Inter Religiosa
10 de agosto de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
No dia de hoje, 09 de agosto, o STF julgará se uma norma do Rio Grande do Sul que autoriza o sacrifício ritual de animais nas religiões de matriz africana, é constitucional. O Ministério Público, recorreu ao STF, pedindo que a Corte Suprema impeça o exercício de sacralização de animais feito nos rituais das religiões afro-brasileiras, por compreender o rito como ato de violência contra os animais.

A decisão do STF a ser tomada no dia de hoje é muito importante para todas as tradições religiosas, pois pode afetar a liberdade religiosa e a laicidade do Estado. Caso, o STF decida contra a sacralização de animais, teremos uma situação do Estado interferindo diretamente em um ritual religioso.

Além do que, a perseguição contra as tradições afro brasileiras, ocorrida nos últimos tempos, é uma das expressões do racismo brasileiro. A decisão do STF, no dia de hoje, poderá contribuir para o aprofundamento da cultura do ódio ou poderá ser um passo em direção ao fortalecimento do diálogo e do respeito à diversidade. Oramos com profunda fé para que seja pelo fortalecimento do diálogo e do respeito à diversidade e que as tradições afro-brasileiras possam praticar seus rituais sem restrições e limitações.

Por isso, o CONIC, junto com a frente Brasil Popular, e o Centro nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira convidam para o Ato Inter-religioso Contra a Intolerância – Por Justiça e Democracia que acntecerá hoje, às 18hs, em frente ao STF.

Participe!

Enviado por Pa. Romi Márcia Bencke, Secretaria Geral Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.