Notícias

Sobre musas, preconceito, ofensas e esportes

Sobre musas
A cada quatro anos um ciclo se repete. Chegam os Jogos Pan-Americanos, no ano seguinte os Jogos Olímpicos e com esses dois megaeventos aparecem as “musas” inspiradoras. Tomadas da mitologia grega, não por acaso também o berço do olimpismo, essas figuras filhas de Zeus e Mnemosine dão o que falar na mídia esportiva.

por Eliana Alves dos Santos Cruz via Guest Post para o Portal Geledés

O curioso é que em grande parte das vezes (claro, tem gente que curte e pede pra receber esse título) as “musas atletas” se incomodam com a alcunha. Elas treinam absurdamente, se privam de muitas coisas, abrem mão de grande parte da juventude na labuta dos treinos, atingem resultados importantes e aí … musas.

Quatro episódios de mulheres no esporte e a relação com a estética ao longo desses anos me chamam a atenção. Tudo polêmica, tudo nitroglicerina pura. O caso das nadadoras Mariana Brochado e Rebeca Gusmão , no Pan de 2007; da judoca negra Rafaela Silva, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e agora o da saltadora Ingrid Oliveira, no Pan de Toronto.

Mariana e Rebeca eram amigas. Acompanhei de perto as duas em muitas viagens com a delegação de natação. Não vou entrar no mérito da questão que baniu Rebeca do esporte. Não é esse o tema aqui. Para mim era curioso observar que apesar de próximas, a imagem de uma refletida na mídia era o oposto da figura da outra. Enquanto Mariana (apesar de nunca ter reivindicado isso!) recebia o tratamento da tradicional “musa linda”, Rebeca era tratada com desconfiança, como a “estranha”. Quando Mariana não conseguiu a classificação para nadar os Jogos Pan-Americanos foi um dia para não esquecer e uma hora dessas ainda bolo o roteiro de um filme.

As cenas aconteceram no Parque Aquático Julio de Lamare lotado, jornalistas apinhados na zona mista. A eleita pelos veículos desde os Jogos Olímpicos de 2004 para estrelar as galerias de fotos do Pan no Rio de Janeiro estava fora da competição. Tive que correr para ver o que acontecia no vestiário, pois ela demorava demais para sair e os microfones estavam impacientes. Encontrei Mariana muito triste, olhos vermelhos, obviamente, era uma atleta e queria estar em ação no evento histórico em sua cidade. Mas havia o subtexto da história da “musa” como um espinho machucando fundo. Ela sabia que viriam com a mensagem da “mulher bonita e incompetente”. Entristecia-se, mas também se irritava.

Enquanto isso, Rebeca, a “não musa” andava de um lado para o outro dando ânimo, dizendo para que não desistisse jamais. E nadou feito fera naquela etapa da seletiva. No dia seguinte Mariana apareceu com uniforme de comentarista de uma emissora de TV. Deu a volta por cima em 24 horas e teve que provar matando seu leão diário ao longo de anos que não era “só um rostinho bonito”. Conseguiu, mas pagou um preço alto pelo preconceito e pelo rótulo carregado mais como fardo do que qualquer outra coisa. Rebeca se envolveu num estrondoso caso de doping, foi banida, tentou se matar três vezes, hoje é treinadora e se sente no direito de também ser… bonita! Por que não?

Com a judoca Rafaela Silva a coisa foi, literalmente, peso-pesado na misoginia, no racismo, no ódio de classes. Muito longe dos padrões estéticos definidos pelos meios para que recebesse a faixa e a coroa de “miss esportes”, a moça não estava nem aí para isso, pois chegou como uma das favoritas a subir no pódio mais sonhado por um atleta. Mas não foi além das oitavas de final. Não foi poupada pelos veículos. Não foi poupada pelos leitores. Nas redes sociais a frase “lugar de macaca não é no judô” foi o mais leve que leu.

Recordando o ocorrido, Rafaela enfrentava a húngara Hedvig Karakas e tentou golpe que inicialmente lhe rendeu um wazari, mas, depois de averiguação dos juízes, foi eliminada acusada de golpe ilegal. Também não entrarei no mérito da questão que levou a eliminação de Rafaela dos Jogos de Londres, mas é incrível como no Brasil errar parece não ser coisa de humanos e se o erro vier de uma mulher a desumanidade triplica, se vier de uma mulher negra o linchamento é elevado a enésima potência.

O sangue de lutadora subiu. Ela foi pras redes, xingou, esperneou, foi novamente xingada por isso… Como diz por aí, a coisa foi babado. Um ano depois, em agosto de 2013, Rafaela Silva, a moça negra saída da Cidade de Deus no Rio de Janeiro, formada judoca num projeto social deu o troco conquistando o primeiro ouro feminino para o país em um Campeonato Mundial de Judô. Wazari e Ippon no preconceito. Resultado peso-pesado para a história do esporte nacional.

“Essa medalha é uma resposta para o pessoal que me criticou e que falou que lugar de macaca não era no judô, que eu tinha que caçar outra coisa para fazer. E hoje estou aqui mostrando que não depende da cor, nem do dinheiro, de nada. Depende é da garra e da vontade que você tem para ir buscar essa medalha” – desabafou na ocasião.

E agora, minha gente, como o ciclo sempre se cumpre temos uma nova história. Ingrid de Oliveira, moça do subúrbio carioca, que vem se destacando desde os 17 anos nos saltos ornamentais acabou de receber a faixa de musa brasileira do Pan de Toronto e já está no pelourinho por um salto errado, vejam bem, um único salto errado nas eliminatórias da prova e que não a tirou das finais! Pecado mortal na terra dos machos infalíveis, ela tirou fotos de maiô e seu belo corpo apareceu. Creio que não dá pra praticar saltos ornamentais com outra vestimenta… ou dá?! As galerias de fotos nos sites e blogs e, o pior de tudo, os comentários são de arrepiar. Ironias a parte, o fato é que passou de “a gostosa” para “a gostosa incompetente”. Mariana Brochado teria muito que comentar a respeito…

Tudo isso aconteceu com Ingrid no espaço de três dias, antes mesmo da cerimônia de abertura da competição. Como os Jogos Pan-Americanos de Toronto estarão inundando a mídia até o próximo dia 26, quem saberá o que ainda vem por aí. E mais, ano que vem acontece por aqui o movimento mais importante nesta roda: Os Jogos Olímpicos.

Que consigamos ser citius (mais rápidos), altius (mais altos) e fortius (mais fortes) também na luta contra o preconceito.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×