Notícias

Seminário Internacional: Tragédia Brasileira: Risco Para a Casa Comum?

Será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, de modo totalmente online (você poderá acompanhar neste link), o Seminário Internacional “Tragédia brasileira: Risco para a Casa Comum?”.  

 Organizações religiosas, de defesa dos direitos humanos e da sociobiodiversidade conduzem a iniciativa, que contará com representantes de igrejas, pesquisadores, ativistas, estudantes e especialistas de diferentes áreas. 

 CONTEXTUALIZAÇÃO 

O processo de desconstrução da democracia no Brasil experimentado nos últimos anos levou o país a emergências múltiplas: na área religiosa, com os fundamentalismos, na área econômica, com a ruptura do estado de bem-estar social, na área dos direitos humanos, com a violência crescente e o assassínio de grupos vulnerabilizados por suas características étnicas, raciais, sociais, territoriais e de gênero, na área da sociobiodiversidade, com a destruição das florestas, biomas e povos originários, na área da saúde, com a crise sanitária causada pelas inúmeras práticas de responsabilidade administrativa durante a pandemia da Covid-19 que contribuíram para um alto índice de contaminação e óbitos.  

 As políticas negacionistas do governo federal para o enfrentamento adequado da pandemia transformaram-na na emergência das emergências. Deste modo, o objetivo central do Seminário é analisar o cenário atual de colapso nos sistemas de saúde e de descaso com as políticas sanitárias referenciadas pela ciência, de modo a entender quais riscos o quadro presente pode representar (ou não) para o planeta como um todo – a nossa Casa Comum. 

 “Ao longo desses três dias vamos aprofundar a análise da conjuntura brasileira à luz das pandemias e mensurar os impactos dos fundamentalismos para a democracia, economia, sociobiodiversidade e a crise sanitária”, explicou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, acrescentando que a ideia é, também, “estabelecer alianças e estratégias de ação”.  

  

COMO PARTICIPAR? 

 A atividade é gratuita, virtual e será aberta a todas as pessoas. Para acompanhar, basta acessar pelas redes sociais das organizações promotoras do evento. 

 QUANDO SERÁ? 

Dias 4, 5 e 6 de maio de 2021. 

  

EM QUAL HORÁRIO?  

 Das 10h00 às 12h30 (horário de Brasília). 

Obs.: apenas no dia 04/05 iniciará às 9h30. 

REALIZAÇÃO 

 CBJP, CONIC, CESE, FLD, FEACT-BRASIL, IHU UNISINOS, CNBB/Pastorais Sociais, #RespiraBrasil 

APOIO 

 

ISER, PAD, CRB, REPAM Brasil 

 PROGRAMAÇÃO 

 Dia 04 de maio 

  

9h30 – Mesa de Abertura  

  

Romi Márcia Bencke: Secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e integrante da Coordenação do FEACT-Brasil e do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. É teóloga pelas Faculdades EST e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.  

Olivier De Schutter: Relator Especial da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos desde maio de 2020. Ele foi membro do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU entre 2015 e 2020, e foi o Relator Especial da ONU sobre o direito de alimentos entre 2008 e 2014. 

10h00 -11h00 

1ª Mesa – Templo e Democracia: os Riscos para a Casa Comum 

 Rosane Borges: jornalista, pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação. Livros publicados: Esboços de um tempo presente, Mídia e Racismo; Jornal: da forma ao discurso, Rádio: a arte de falar e ouvir, Espelho infiel: o negro no jornalismo. 

 Jessé de Souza: sociólogo, professor universitário e pesquisador, Area de atuação: Teoria Social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Livros publicados:  A Ralé Brasileira, A Radiografia do Golpe, A Elite do Atraso e A Classe Média no Espelho.  

 Convidado internacional: Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, Presidente da Conferência Episcopal da Igreja da Noruega. Tveit foi Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas de agosto de 2009 a março de 2020, ocasião em que renunciou ao cargo para tornar-se o Presidente da Conferência Episcopal da Igreja da Noruega.  

Mediação: Bispa Marinez Bassoto, Igreja Epsicopal Anglicana do Brasil. 

  11h15 às 12h30 

 2ª Mesa – Templo e Mercado: a ameaça dos fundamentalismos confluentes  

 

Magali Cunha: doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Memória Social e graduada em Comunicação Social (Jornalismo). É colunista da Carta Capital. Livro publicado: É autora de Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo.  

 Edmilson Schinelo: mestre em Teologia pelas Faculdades Est, graduação em Filosofia Universidade Católica Dom Bosco. Professor da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e assessor/colaborador no Centro de Estudos Bíblicos  

 Convidado internacional: aguardando confirmação 

 Mediação: Rev. Sônia Gomes Mota, Mestra em Teologia, Diretora Executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); Integra a Coordenação do FEACT- Brasil e do PAD 

 05 de maio 

 10h00 -11h00 

 Mística: espiritualidade indígena 

3ª Mesa – Direitos Humanos e Sociais: desigualdades agravadas   

 Benilda Brito: pós-graduada em Psicopedagogia, Mestra em Gestão Social, integra a Plataforma DHESCA, Consultora da ONU e do Nzinga-Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte e Ativista pela Educação da rede Malala. 

Ailton Krenak: líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro.  Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Livro publicado: Ideias para adiar o fim do mundo. 

 Convidados internacionais: Monsenhor Bruno-Marie Duffé e Christine Jeangey, Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. 

Monsenhor Bruno-Marie Duffé é doutor em filosofia sobre o pensamento de Hannah Arendt pela Universidade Paris X, Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica de Lyon. Ele foi professor de teologia e vigário episcopal na Diocese de Lyon, foi professor convidado à Universidade de Lovaina e à Universidade do Québec em Montreal. Atuou no Haiti, Ruanda, Kosovo, Lituânia, Ucraína, Argélia, Camarões, Israel e Palestina, em nome da Missão internacional de formação e mediação, pelo Instituto dos Direitos Humanos de Lyon, por mandado das Nações Unidas (Alto Comissariado para os DH e Alto Comissariado para os refugiados). É Secretário do Dicastério Vaticano para o Serviço ao Desenvolvimento Humano Integral desde 2017.  

 Mediação:  Raimundo César Barreto Jr., professor associado no Princeton Theological Seminary, tem doutorado em Religião e Sociedade. Pastor batista com longa caminhada ecumênica, foi Diretor de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial, e atualmente coordena o Comitê de Relações Ecumênicas e Interreligiosas das American Baptist Churches (USA). Um dos fundadores da Aliança de Batistas do Brasil, ele também coordena o GT de Religião da Rede nos EUA pela Democracia no Brasil. 

 11h15-12h30 

4ª Mesa – Sociobiodiversidade em asfixia: terra, territórios e povos ameaçados 

Luiz Marques: graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Diplôme d’Études Approfondies (DEA) em Sociologia da Arte – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1979) e Doutorado em História da Arte – EHESS. Livro publicado: Capitalismo e colapso ambiental 

 Nara Baré: a primeira mulher a assumir a liderança da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Ganhadora do Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e do Estado de Direito em reconhecimento ao seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a defesa dos direitos indígenas.  

 Convidado internacional: CIDSE – Família Internacional das Organizações Católicas de Justiça Social.  

 Mediação: Moema Miranda, OFS, é antropóloga e doutoranda em Filosofia. Integra a coordenação da Rede Igrejas e Mineração. É assessora da Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração, CEEM/CNBB e membro da Coordenação Nacional do Serviço Inter-franciscano de Justiça Paz e Ecologia (SINFRAJUPE). Atua como na assessora na Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM, tendo participado como Auditora no Sínodo para a Amazônia. 

 06 de maio 

 10h00 às 11h00 

 5ª Mesa – Pandemia e crise sanitária no Brasil  

 Dr. Gonzalo Vecina: graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV . Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Foi Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007. 

 Dra. Aida Cristina do Nascimento Silva: graduada em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Professora convidada do Instituto de Saúde doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, professora da Escola Politécnica – Universidade Federal da Bahia, pesquisadora e docente do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz. 

 Convidado internacional: LLM. Peter Prove, Conselho Mundial de Igrejas 

 Mediação: Rev. Ma.Lusmarina Campos Garcia, teóloga e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Mestra em Direito na área de direitos humanos e doutoranda em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro; integra o Instituto de Estudos da Religião (ISER). 

 11h15-12h30 

 6ª Mesa – Estratégias e encaminhamentos  

 João Pedro Stedile:  economista, ativista e escritor brasileiro. É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México.  

Romi Márcia Bencke: secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e integrante da Coordenação do FEACT-Brasil e do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.   

 Convidado internacional: Thomas Fatheuer – KOBRA  

 Mediação: Daniel Seidel, mestre em Ciência Política da UnB,  membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBPJ), assessor da REPAM, integra a coordenação nacional do Movimento Fé e Política. 

 Mística Final: Coral de Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra 

 

 

Fonte: https://conic.org.br/portal/noticias/3819-seminario-internacional-tragedia-brasileira-risco-para-a-casa-comum

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×