Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Semana do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Semana do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
1 de dezembro de 2020 Comunicação

ABIA realiza live e lança dossiê sobre HIV/AIDS e a COVID-19 no Brasil

 

Como a pandemia da COVID-19 tem impactado a resposta política ao HIV/AIDS? O que pensar sobre o futuro da resposta do HIV e AIDS num ano onde o novo coronavírus mudou completamente a rotina de toda a sociedade? Na semana do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) promove a live “HIV/AIDS e COVID-19 no Brasil” sobre estes temas e outros assuntos que acontecerá no dia 02/12, às 15h, no canal do YouTube (https://youtu.be/S9lrDUH9bIw) .

A conversa contará com a coordenação de Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, Jane Galvão, antropóloga e doutora em saúde pública (que atualmente mora em Genebra) e Jorge Beloqui, argentino/brasileiro, doutor em matemática e integrante da direção do Grupo de Incentivo à Vida (GIV/SP). Os convidados irão refletir sobre perguntas que ainda estão sem respostas, como por exemplo, os desafios para o acesso à vacina (quando houver) e como proteger os direitos individuais e coletivos em situações de pandemia.

Além de participar da live, os palestrantes também escreveram artigos para o Dossiê ABIA – “HIV/AIDS e COVID-19 no Brasil”, que será lançado no final da live pela jornalista e coordenadora de comunicação da ABIA, Angélica Basthi.

Ao promover a live e lançar o Dossiê ABIA, a instituição reafirma que é possível utilizar as lições aprendidas no enfrentamento de outras epidemias, como o HIV/AIDS na resposta ao novo coronavírus. “Acima de tudo, queremos enfatizar, mais do que nunca, a importância dos determinantes políticos da saúde, que explicam fundamentalmente o fracasso trágico deste primeiro ano na resposta brasileira à nova pandemia – e as consequências deste fracasso também para o enfrentamento da AIDS”, afirma o diretor-presidente da ABIA, Richard Parker.

Parker também lembra da importância da solidariedade nestes novos tempos tão difíceis. “Nós, da ABIA, expressamos nossa profunda solidariedade com a dor e o sofrimento que a COVID-19 tem causado na vida de tantos brasileiros e brasileiras afetados diretamente ou indiretamente pela nova pandemia. Tanto para a COVID-19 quanto para o HIV e AIDS, o caminho para um futuro melhor passa pela luta por uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária”, conclui.

SERVIÇO:

O que? Live – “HIV/AIDS e COVID-19 no Brasil”

Quando?  02/ 12/2020 (quarta-feira)

Onde? Youtube

Horário: 15h às 16h30

Link:https://youtu.be/S9lrDUH9bIw

 

Fonte : Site da ABIA AIDS : http://abiaids.org.br/