Notícias

Sem esperar nada em troca [Pe. José Antonio Pagola]

Sem esperar nada em troca [Pe. José Antonio Pagola]
Jesus está a comer convidado por um dos principais fariseus da região. Lucas indica-nos que os fariseus não deixam de espiá-Lo. Jesus, no entanto, sente-se livre para criticar os convidados que procuram os primeiros lugares e, inclusive, para sugerir ao que o convidou a quem há de colocar à frente.
É esta a interpelação ao anfitrião que nos deixa desconcertados. Com palavras claras e simples, Jesus indica-lhes como hão de atuar: «Não convides os teus amigos nem os teus irmãos nem os teus parentes nem aos vizinhos ricos». Mas, há algo mais legítimo e natural que estreitar laços com as pessoas que nos querem bem? Não fez Jesus o mesmo com Lázaro, Marta y Maria, seus amigos de Betânia?
Ao mesmo tempo, Jesus assinala em quem se há de pensar: «Convida os pobres, aleijados, coxos e cegos». Os pobres não têm meios para corresponder ao convite. Dos aleijados, coxos e cegos, nada se pode esperar. Por isso, ninguém os convida. Não é isto algo normal e inevitável?
Jesus não rejeita o amor familiar nem as relações amistosas. O que não aceita é que elas sejam sempre as relações prioritárias, privilegiadas e exclusivas. Aos que entram na dinâmica do reino de Deus procurando um mundo mais humano e fraterno, Jesus recorda-lhes que o acolhimento aos pobres e desamparados há de ser anterior às relações de interesse e aos convencionalismos sociais.
É possível viver de forma desinteressada? Pode-se amar sem esperar nada em troca? Estamos tão afastados do Espírito de Jesus que, por vezes, até a amizade e o amor familiar estão mediatizados pelo interesse. Não temos de nos enganar. O caminho da gratidão é quase sempre duro e difícil. É necessário aprender coisas como estas: dar sem esperar muito, perdoar sem exigir, ser mais paciente com as pessoas pouco agradáveis, ajudar pensando apenas no bem do outro.
Sempre é possível reduzir um pouco os nossos interesses, renunciar de vez em quando a pequenas vantagens, colocar alegria na vida do que vive necessitado, oferecer um pouco do nosso tempo sem reserva-lo sempre para nós, colaborar em pequenos serviços gratuitos.
Jesus atreve-se a dizer ao fariseu que o convidou: «Ditoso tu se não te podem pagar». Esta bem aventurança ficou tão esquecida que muitos cristãos nunca ouviram falar dela. No entanto, contem uma mensagem muito querida para Jesus:

«Ditosos os que vivem para o próximo sem receber recompensa.
O Pai do céu os recompensará».

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×