Notícias

Relatório de Ações – Temporada da Criação

O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) promoveu quatro encontros referentes à Temporada da Criação, os quais aconteceram nos meses de abril, maio, junho e julho de 2022, na modalidade virtual, pela plataforma Zoom.

No ano de 2022 a Temporada da Criação tem como tema: “Escute a voz da criação”, à luz do texto bíblico “Eu ouvi os seus clamores…Eu conheço seus sofrimentos… Vai, eu te envio! Eu os enviarei… eu estarei contigo” (Ex 3: 1-12). O símbolo é a sarça ardente.

Por que a sarça ardente?

O material disponível na página https://seasonofcreation.org/pt/home-landing-pt/ reflete que atualmente, “a prevalência de incêndios não naturais é um sinal dos efeitos devastadores que as mudanças climáticas têm sobre os mais vulneráveis. A criação grita enquanto as florestas crepitam, os animais fogem e as pessoas são forçadas a migrar devido ao fogo da injustiça”. Porém, “o fogo que chamou Moisés enquanto ele cuidava do rebanho no Monte Horeb, pelo contrário, não consumiu ou destruiu a sarça. Essa chama do Espírito revelou a presença de Deus. Esse fogo sagrado afirmou que Deus ouviu os gritos de todos os que sofreram, e prometeu estar conosco enquanto seguimos com fé até nossa libertação da injustiça”.

Nesse contexto, o Cebi entende que esses encontros são importantes porque reforçam redes ecumênicas de apoio nas relações ecológicas, sociais, econômicas, religiosas e políticas na escuta e no cuidado para com a Criação, à luz da Bíblia.

Sobre os encontros foi perguntado às pessoas que participaram: “Para além do conteúdo que é próprio do encontro quais as outras aprendizagens?”

Entre as partilhas feitas ressalta-se: “a urgência de ações locais para se repensar nossa relação com a casa comum”.

Além disso, as pessoas expressaram que os encontros foram uma luz que motivaram a promoção da partilha e da troca de experiências nas vivências do cuidado para com a criação. Destacaram ainda a mística que perpassaram os encontros, bem como a urgência na mudança de práticas para a escuta da criação.

O que é a Temporada da Criação?

Conforme instrumento de formação disponível na página https://seasonofcreation.org/pt/home-landing-pt/ “é a celebração cristã anual para ouvir e atender juntos e juntas ao grito da Criação: a família ecumênica ao redor do mundo se une para rezar e proteger nossa casa comum, o Oikos de Deus”. Celebração que se inicia “em 1° de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina em 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs”.

Por fim, para celebrar o Tempo da Criação com a sua comunidade ou grupo baixe o guia de celebrações 2022 em https://seasonofcreation.org/wp-content/uploads/2022/07/SOC-2022-Guia-de-Celebracao-final.pdf

Equipe de Formação, julho de 2022

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×