Notícias

Relato: Bem-Aventuradas São As Pessoas Negras – O Sermão do Monte em Perspectiva Afrodescendente

Na noite do dia 17 de novembro de 2022, aconteceu o Encontro Hermenêuticas das Negritudes onde foi realizado o estudo de aprofundamento do livro “Bem-Aventuradas são as pessoas negras: o sermão do monte em perspectiva afrodescendente”, com seu autor, Paulo Sérgio de Proença.

Estiveram presentes pessoas de Goiás, de Pernambuco, do Mato Grosso do Sul, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, Piauí e do Espírito Santo, que juntas refletiram acerca da invisibilização e do racismo presente em diversas interpretações da Bíblia, que acabam por amaldiçoar e excluir as pessoas negras.

Durante as reflexões feitas por Paulo e nos grupos, se percebeu como as bem-aventuranças nos convidam a entender que não é a Bíblia que exclui, mas sim, as interpretações que são feitas dela. Que as bem-aventuranças nos mostram que Deus não está em um sinal exterior como a cor da pele, mas no interior das pessoas e é visível quando elas não produzem o mal. Que elas, as bem-aventuranças, não se esgotam em seus versículos e pode ser feita a releitura delas sempre.

Falando em releitura, essa foi apresentada como leitura orante para o Encontro:

Bem-aventurado é o povo preto, porque… deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados são negras e negros, porque… herdarão a terra.

Bem-aventurado sou eu, negra, porque… promoverei a paz com o meu tamborim, formando coros de danças.

Bem-aventurado sou eu, negro, porque … tenho fome e sede de justiça, e serei saciado.

Bem-aventurados são os nossos ancestrais, porque… serão chamados filhos e filhas de Deus.

Bem-aventurados são nossas filhas e nossos filhos, porque… de glória se vestiram e jogaram fora todo o sistema que mantem a opressão, o monoteísmo, o racismo e o patriarcado.

Bem-aventuradas as pessoas negras quando são perseguidas, porque… estão no caminho da justiça contra o preconceito e o racismo, e delas é o Reino dos Céus.

Equipe de Formação

Casto você não tenha participado, assista clicando AQUI.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×