Notícias

Relação entre mercado, mídia e religão é objeto de análise

Relação entre mercado

Em texto breve e profundo, o pastor metodista Nilson da Silva Júnior analisa a relação entre mercado, mídia e religão.

A publicação traz informações de como nomes como Edir Macedo, David Miranda, R. R. Soares, Padre Marcelo Rossi e outros construiram impérios midiáticos ou se colocaram a serviço deles.

 De acordo com o autor, para ser atraente, o pastor de hoje acaba tendo que se tornar "vendável": "quanto maior seu domínio sobre o mercado, maior o seu valor como mercadoria no mercado religioso".

Apoiando-se na sociologia de Bauman e seu conceito de "religião de imagem", Nilson da Silva chega a analisar a produção estética da figura do pregador (que precisa recorrer a maquiagem, pintura e tratamento de cabelo) para parecer jovem, disposto, saudável e inteligente. Mas além de "parecer", o agente religioso também precisa "consumir", visto que diante do mercado religioso, quem consome mais demonstra mais poder e, surpreendemente, mais bênção. A bênção é avaliada pela marca do carro, pela tecnologia do computador e pelo modelo do celular. O poder de consumo pesa muito mais do que a capacidade de elaborar reflexões críticas sobre a vivência humana e cristã.

De forma profética e coerente, o autor conclui perguntando sobre a relação de tudo isso com o evangelho de Jesus Cristo.

Nilson da Silva Júnior é pastor metodista e pesquisador sobre o assunto.

Pedidos aqui ou pelo e-mail [email protected].  

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×