Notícias

Reforma protestante: rumo a 2017

Reforma protestante: rumo a 2017

Dado que Lutero não pretendia fundar uma nova Igreja, mas reformar a Igreja existente, o projeto da Reforma deve ser assumido como inacabado. Consequentemente, os esforços ecumênicos orientados para se restabelecer a unidade são de fato um completar-se da própria reforma.

O aniversário, em 2017, do V Centenário da publicação das 95 teses de Lutero, sobre as indulgências – fato em que se reconhece simbolicamente o início do movimento da reforma – estimula uma releitura do evento, que marcou a história do cristianismo e das Igrejas, mas também a dos acontecimentos sociais, políticos e culturais do mundo ocidental.
Lancemos um olhar sobre os aniversários anteriores:

– 1617: a ocorrência do primeiro centenário foi comemorada, em conjunto, por luteranos e reformados, com a intenção de se consolidar a herança da Reforma. Teve um caráter marcadamente polêmico nos confrontos de Roma e da Igreja Católica.

– 1717: os soberanos luteranos quiseram colocar o acento no caráter confessional das Igrejas presentes em seus seu próprios territórios, com a intenção de reavivar o impulso original da Reforma.

– 1817: o evento tomou a forma de uma celebração religiosa nacional. Em 1813, Napoleão havia sido derrotado em Lípsia.

– 1917: início da primeira guerra mundial. Lutero foi celebrado como herói nacional alemão.

Hoje o clima é diferente. Pretende-se colocar em evidência, antes de tudo o significado histórico e social da Reforma e a contribuição de Lutero para o desenvolvimento da cultura europeia da época moderna. Em 2008, iniciou-se o a década de Lutero (Lutherdekade), no mundo alemão, com a intenção de  se chamar a atenção para a contribuição da Reforma em temas como a formação, a liberdade, a tolerância, a música, a política, as imagens e a Bíblia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Há iniciativas que colocam em evidência o significado religioso e os temas propriamente teológicos da Reforma com a intenção de se preparar um comentário histórico-teológico das 95 teses sobre as indulgências com a participação de estudiosos luteranos e católicos.

Não faltam iniciativas, que entrevem o aniversário como ocasião para se  reafirmar a identidade protestante, atualmente esmaecida e diluída.

Como, porém, numa época ecumênica, celebrar o V centenário da Reforma?

A esta interrogação, deu uma resposta a Comissão Internacional Luterano-católica para a Unidade, formada pela Federação Luterana Mundial e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. O texto foi apresentado a 17 de junho de 2013, em Genebra na sede da Federação Luterana mundial e leva como título: Do conflito à comunhão. A comemoração conjunta luterano-católica da Reforma em 2017.

Algumas anotações acerca do texto

O documento relembra, além do desenvolvimento do movimento ecumênico o afirmar-se de um horizonte global e a presença de processos difusos de secularização.
O documento constata que em relação às Igrejas do sul do mundo deve ser repensado o significado de um evento histórico europeu, percebido pela maioria como distante e estranho, mas apesar disso, decisivo para a vida das comunidades surgidas através das missões protestantes.

O documento é explícito: o que aconteceu no passado não pode ser mudado, mas pode, entretanto mudar, com o passar do tempo, o que é relembrado do passado e de que maneira é relembrado. No documento, faz-se a opção precisamente de se oferecer uma narrativa sintética e, por isso mesmo, muito útil, dos fatos da Reforma. Segue-se uma exposição das questões teológicas fundamentais, partindo-se da percepção de que o conhecimento que se têm de tais elementos é o mais das vezes aproximativo ou totalmente inexistente.

Essa é uma apresentação de grande utilidade, porque os fatos da Reforma são expostos por católicos e luteranos, como fruto de um trabalho conjunto. Não se trata de  “reescrever” a história, mas de indicar um critério hermenêutico que coloque os fatos  e as controvérsias do século XVI, num contexto histórico mais amplo.
Há uma ideia de fundo: não celebramos a separação. Não festejamos a divisão da Igreja do Ocidente. Tomamos consciência de que a polêmica confessional foi muitas vezes conduzida com métodos que contradiziam o respeito à verdade e à justiça em relação ao interlocutor com o qual nos confrontávamos.

Concluo essa breve exposição, reenviando à leitura integral do documento, com a observação do teólogo luterano Wolfhart Pannenberg, que sempre me impressionou tanto por sua teologia quanto por sua espiritualidade (vi-o com as lágrimas nos olhos na catedral de Santiago de Compostela): dado que Lutero não pretendia fundar uma nova Igreja, mas reformar a Igreja existente, o projeto da Reforma deve ser assumido como inacabado. Consequentemente, os esforços ecumênicos orientados para se restabelecer a unidade são de fato um completar-se da própria reforma.
Completá-la é uma tarefa de católicos e luteranos.

FRANCESCO STRAZZARI (Jornalista do Il Regno)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×