Notícias

Reflexão do Evangelho: Sala, quarto e cozinha

Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 04 de fevereiro. O texto é do Reverendo Luiz Carlos Ramos†, e fala sobre o Quinto Domingo da Peregrinação após Epifania | Ano B, 2015, 2018.

Boa leitura!

Quando faço a primeiro visita pastoral a uma família, costumo ler o Evangelho segundo São Marcos, capítulo 1.º, versos 29 a 31. Esse também é parte da perícope indicada para o 5.º Domingo após Epifania, Ano B:

E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.

Então eu digo que este é o “Sermão da Sala, do Quarto e da Cozinha”.

Ora, as casas do povo simples, nos tempos de Jesus, eram muito rústicas. Algumas tinham um único cômodo. Os animais (ovelhas e cabras) se abrigavam na parte de baixo, sob o assoalho, e o calor que emanavam servia para manter a parte de cima aquecida. Não tinham janelas como as nossas, pois o vidro era raridade. Em geral construíam um terraço, onde tomavam as refeições e até dormiam, muitas vezes a céu aberto, cujo acesso se dava por meio de uma escada lateral. Ali também acontecia boa parte das reuniões de família e outras interações sociais. Eram, portanto, muito diferente das nossas casas. Mesmo assim, havia espaços determinados para dormir, para comer e para receber pessoas, ainda que num mesmo cômodo “multifuncional”.

Pois bem, onde estão a sala, o quarto e a cozinha no texto indicado? Vejamos:

A sala

Jesus saiu da sinagoga e foi para a casa de Simão. Podemos imaginar sem esforço que um pobre pescador, ao receber o ilustre Rabi em sua casa, por mais modesta que fosse, procuraria abriga-lo no lugar mais aprazível e confortável. Talvez até fosse o pátio da casa, sob alguma árvore. Nas nossas casas urbanas, certamente o receberíamos em nossa sala de estar. Ali devem ter conversado amenidades, como também nós fazemos, para quebrar o gelo e deixar as visitas à vontade. Então ficamos felizes de presumir que o nosso Rabi não está só lá na sinagoga (“igreja”) pública, mas que também vem até nós e nos visita na particularidade do nosso lar.

O quarto

Mas ao que parece a conversa não ficou só nas amenidades. Tiveram a chance de dizer que havia uma pessoa enferma na casa. O que nos leva a deduzir que o Rabi não ficou falando, discursando, o tempo todo, mas que de fato dialogou com os moradores daquele lugar. A sogra de Simão estava acamada, com febre alta, e rogaram-lhe por ela. Jesus então “aproximou-se” (na versão de Lucas: “inclinou-se sobre ela”), a tomou pela mão, e a febre a deixou. Jesus não ficou só na “periferia” da casa, mas também a visitou na intimidade do leito da dor e da enfermidade. Aqui merece o destaque o fato de termos um Deus que se aproxima de nós em Cristo, e nos trata com carinho, a ponto de tomar-nos pela mão e nos ajudar a reerguer-nos das nossas prostrações.

A cozinha

“A febre a deixou, passando ela a servi-los”. O verbo aqui empregado no texto grego é diakonéo, que significa “servir à mesa”. Não é impossível então imaginar que a sogra do pescador tenha ido preparar um peixinho para servir aos visitantes (nós provavelmente ofereceríamos ao menos um cafezinho). Em qualquer casa, a cozinha é o lugar da partilha e do serviço por excelência.

Outro importante detalhe é que o texto não diz que ela passou a servir somente a Jesus, mas a ação é abrangente e inclusiva: “passando ela a servi-los”. A experiência com Cristo nos leva à prática do serviço a todos.

Posteriormente, diakonéo se tornou um termo técnico para designar uma função bem específica na Igreja: a do diácono. Podemos concluir, portanto, que a sogra de Pedro foi a primeira diaconisa mencionada nos Evangelhos.

Como é bom sabermos que temos um Deus que não está restrito aos templos e às sinagogas, mas que nos visita na humildade dos nossos lares. Vem para participar das nossas alegrias (a Sala), mas também para nos ajudar nas nossas dores (o Quarto), e vem para nos dar forças para servir a Ele e a todos com alegria (a Cozinha).

Desafio você a repartir este “Sermão da Sala, do Quarto e da Cozinha” com algum vizinho ou vizinha, ao longo desta semana.

Fonte: Publicado no blog do autor, Reverendo Luiz Carlos Ramos†.

Foto de capa: Harvard Semitic Museum – Full scale model of an ancient Israelite home. – Cambridge, MA, United States.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×