Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Reflexão do evangelho: Casa de Oração

Reflexão do evangelho: Casa de Oração
14 de fevereiro de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
Devocionário Semente de Esperança 2018
Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 18 de fevereiro. O texto é de Gilmar Finken Zacomelli, e foi publicado no Devocionário Semente de Esperança 2018.
Boa leitura!

Ele (Jesus) lhes disse: – Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: ‘A minha casa será chamada de Casa de Oração’. Mas vocês a transformaram nem esconderijo de ladrões!
Mateus 21.13

Jesus entra no pátio do templo e expulsa mercadores, cambistas e muitos que ali estavam para ganhar dinheiro com a fé das pessoas. Hoje, em muitos templos não é diferente. Pessoas são exploradas em sua fé e nem ao menos percebem que estão sendo usadas. Certamente, quando não puderem mais dar dinheiro, serão abandonadas à própria sorte.

Em quantas das nossas comunidades isso também acontece?

Se Jesus entrasse hoje numa reunião administrativa dos nossos presbíteros o que ele faria?

Julgamos os outros, mas esquecemo-nos de olhar as nossas práticas comunitárias. Nem tudo é um caos em nossas comunidades e paróquias, mas é importante nos questionarmos sobre como estamos usando a Casa de Oração?

Será que ela está servindo realmente para a finalidade que foi criada e construída? Ela ainda está a serviço do Reino de Deus ou se transformou em casa de troca de favores?

Nós, como presbítero, ministros e ministras, somos responsáveis por ela. Estamos colaborando para manter este espaço sempre atraente para que outros a venham buscar, entrar nela e poderem ali cultivar a sua fé? Unamo-nos para acolher quem está em necessidade e precisa de apoio e ajuda, também de oração.

Fonte: Texto de Gilmar Finken Zacomell de Nova hartz/RS, publicado no Devocionário Semente de Esperança 2018. (Pastoral Popular Luterana, Editora Sinodal e IECLB)