Notícias

Reconhecimento de comunidade tradicional: Nota pública em apoio ao Quilombo dos Lemos/RS

publicado por Cimi Sul*

As famílias quilombolas residem há mais de 50 anos em uma área de terra que hoje vem sendo cobiçada por empresários ligados a especulação imobiliária.

O Conselho Indigenista Missionário-Regional Sul, vem publicamente manifestar seu apoio ao Quilombo dos Lemos, por sua luta pelo reconhecimento enquanto comunidade tradicional e fundamentalmente pela garantia e titulação de sua terra em Porto Alegre -RS. As famílias quilombolas residem há mais de 50 anos em uma área de terra que hoje vem sendo cobiçada por empresários ligados a especulação imobiliária.

Os especuladores, por meio da mantenedora do Asilo Padre Cacique ingressaram na justiça e pediram a remoção das famílias de seu lugar de viver. Foi concedida uma ordem de reintegração de posse contra o Quilombo Lemos, mas as famílias quilombolas e seus apoiadores resistem sobre a área de terra e também ingressaram na justiça, apelando para que o Poder Judiciário seja, neste momento, responsável e revogue a decisão concedida contra a comunidade Lemos, mantendo-os na posse da área onde construíram suas vidas e suas histórias.

Importante destacar que as famílias obtiveram junto a Fundação Palmares a Certificação de comunidade quilombola. Além disso, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) se manifestou em reconhecimento da terra como parte de um dos territórios tradicionais destinados aos quilombos, reconhecendo, também, a família Lemos como quilombola.

O Cimi Sul se solidariza com os Lemos e apoia incondicionalmente a luta pelo direito de viverem na terra onde seus antepassados construíram histórias de vida e de resistência.

Chapecó, 18 de novembro de 2018.

Outras notícias, por Cimi:

Publicado originalmente no site do Cimi.

Foto: Onir Araújo/Frente Quilombola do RS

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×