Notícias

Reflexão do evangelho: Quando vier o Espírito da Verdade

Reflexão do evangelho sobre João 16,12-15. Autoria de Tea Frigerio, assessora do CEBI.

Boa leitura!

“A verdade vos libertará, libertará!” (cf. João 8,32). Palavras de um canto de alguns anos atrás. Palavras que cantávamos com paixão. Palavras que vieram à lembrança ao ler esta memória das comunidades dos discípulos e das discípulas amadas.

Com o canto, vieram umas interrogações:
•    O que Jesus ainda havia de dizer que não podiam suportar?
•    O que o Espírito da Verdade haveria de revelar?
•    Em que caminhos haveria de guiar os discípulos e as discípulas amadas?

Senti-me convidada e retomar o caminho desde o início do Evangelho desta comunidade.

De noite, Nicodemos, perplexo, havia perguntado a Jesus: Como um homem pode nascer de novo? Da água e do Espírito, que como vento sopra onde quer, ouves o ruído e não sabes de onde vem nem aonde vai… (cf. João 3,4-11). Parece que Nicodemos não compreendeu!

Junto ao poço, a Samaritana desafiou Jesus: Onde adorar? Esta é a hora de adorar em Espírito e em Verdade… (cf. João 4,19-24). A Samaritana compreendeu, pois havia experimentado a hora em sua vida.

Espírito, Verdade, Hora são anéis da mesma corrente, a corrente do discipulado.

A hora de Jesus é a hora em que está para deixar quem o segue pelo caminho. É sua presença que revela o Deus libertador, o Deus presente na Vida, na História. Esta hora tornara-se insuportável ao “mundo” e aos donos da “religião” que ele havia denunciado e que já o tinham condenado à morte (João 11,49-52).

A hora é agora em que Jesus, o Mestre, está para subir a uma morte violenta. Porém, eles e elas ainda não penetraram a realidade profunda do homem Jesus de Nazaré, aquele que revela o Pai.

Hora que se torna hora da consolação e da promessa da presença fiel e permanente do Espírito da Verdade.  Espírito da Verdade que fala através da metáfora: “Quando a mulher está para dar à luz, entristece-se porque a sua hora chegou; quando, porém, dá a luz à criança ela já não se lembra dos sofrimentos, pela alegria de ter vindo ao mundo um ser humano” (João 16,20-22).

O caminho do discipulado é o caminho de conhecer a hora, como a mulher conhece em seu corpo o mistério da “hora”. A hora para a qual ela se preparou a vida inteira. A hora da espera, a hora da gravidez, a hora de dar à luz. A hora da dor e da alegria. A hora de ter nos braços a criança para acalentá-la, alimentá-la, amá-la. Hora de reter e de deixar ir. Hora de a comunidade adulta ser testemunha daquilo que experimentou, caminhando com seu Mestre, Belo Pastor (João 10,11).

O Espírito da Verdade, a Divina Ruah que conduziu o homem Jesus de Nazaré, será presença constante e fiel que fará brilhar sua experiência com Jesus de nova luz, que o levará a compreender e viver em plenitude a sua “hora”.

A hora para Jesus:
•    Ele antecipa a hora por causa da necessidade da comunidade (João 2,4).
•    Anuncia a nova hora ao se encontrar com o diferente (João 4,21).
•    Identifica sua hora com a hora da mulher (João 16,21).
•    Vive sua hora como o grão de trigo que gera vida (João 12,23-26).

A hora de Jesus é a hora da cruz. A hora em que do seu coração vai jorrar sangue e água. A hora do brotar das águas para dar à luz o novo homem e a nova mulher, para dar à luz a nova comunidade.

A hora de Jesus se torna a hora da comunidade: “dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa… tudo está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (João 19,27.30).

A hora da comunidade, lá onde mulher e homem vivem o discipulado de iguais na diaconia:

  • No serviço da hora que transforma a água em vinho tornando a festa mais festa.
  • No serviço dos sinais que restauram a vida.
  • No serviço da universalidade do crer e do amar que bebe no poço da água viva.
  • No serviço da intrepidez, da ousadia que faz suas as palavras da confissão: Tu és o Cristo.
  • No serviço do bálsamo derramado, boa notícia de mulher até hoje.
  • No serviço da solidariedade aos pés da cruz que se torna amor de oblação que oferece e acolhe.
  • No serviço que busca, e no jardim encontra, reconhece, anuncia o homem e a mulher renascidas.

O Espírito da Verdade manifestará a sua glória que é a glória da hora. A hora do amor ágape que recorda – acorda – testemunha o seu mistério que é seu ministério:

Ministério da antecipação
Ministério da parceria
Ministério da dignidade
Ministério da diaconia
Ministério da profecia
Ministério do anúncio
Ministério da vida.

Texto partilhado pela autora. Tea é italiana, Missionária de Maria (Xaveriana), no Brasil desde 1974. Foi assessora e professora de Sagrada Escritura no IPAR (Instituto de Pastoral Regional) de Belém do Pará. No mesmo Instituto foi coordenadora do Departamento de Pastoral e Diretora por dois mandatos. Formada em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, pós-graduada em Assessoria Bíblica pela Faculdades EST-CEBI. Foi coordenadora do Programa de Formação do CEBI e atualmente é assessora do CEBI.

Foto de capa: Obra do pintor e muralista Oscar González Guache, Bogotá, Colômbia.

 ???? Conheça os livros de Tea Frigerio publicados pelo CEBI:
???? As CEBs na Amazônia: Comunidades Ecológicas de Base
???? Atos das mulheres: justiça, solidariedade, mística / Ebook PDF
???? Reciclar a vida (Círculos Bíblicos sobre Ecologia) / Ebook PDF
????Carta aos Filipenses – O sonho de Deus: uma casa acolhedora
???? Patriarcalismo e antagonismo entre as mulheres. Construir a solidariedade a partir do Livro de Rute

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×