Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Projeto revela memórias dos militantes protestantes durante a ditadura

Projeto revela memórias dos militantes protestantes durante a ditadura
Projeto revela memórias dos militantes protestantes durante a ditadura
3 de dezembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
Nos dias 11 e 12 de dezembro, no Rio, acontece o lançamento simultâneo do documentário “Muros e Pontes: Memória Protestante na Ditadura”, do livro “Memórias Ecumênicas Protestantes” e do acervo digital com mais de 20 mil páginas de documentos, contando a trajetória de homens e mulheres que fizeram parte da resistência protestante à ditadura no Brasil.

Os lançamentos são atrações do seminário “Protestantes, Democracia e Ditadura”, que começa às 14h do dia 11, no Hotel Golden Park, na Glória. (A exibição do filme fica para às 18h, no Auditório da CAARJ/OABRJ, na Avenida Marechal Câmara, nº 210, Castelo). O evento recomeça no dia seguinte, às 9h e continuará trazendo debates com personagens que fizeram e fazem parte de história da resistência protestante (que se entrelaça com a trajetória do Movimento Ecumênico).

O seminário faz parte do projeto Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil, realizado por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, no âmbito do projeto Marcas da Memória. A organização, que este ano comemora duas décadas, é responsável pelo acervo digital com periódicos, material audiovisual e outros documentos da época. O projeto, que teve início esse ano, tem se dedicado a tornar pública a memória da participação protestante na luta pela democracia durante o período da ditadura civil-militar.

Personagens do documentário, hoje professores, Zenaide e Antônio Carlos Oliveira, contam a história de seu casamento durante os anos de chumbo. Segundo eles, a união não se deu nem no civil, nem no religioso: “Nos casamos no ‘militar” – conta Zenaide – “Porque nos casamos quando eu estava presa” – explica. “Tínhamos um relacionamento que não era reconhecido pelos tribunais militares. Então, como ele ia me visitar? Tivemos que nos casar para termos um encontro, um contato. Com gente vigiando, tenente anotando tudo, nos encontrávamos”. Esta é só uma das muitas histórias que agora fazem parte da memória da luta pela democracia no país.

O quê? Seminário Protestantes, Democracia e Ditadura

Quando? Dia 11 de novembro, a partir das 14h, e 12, a partir das 9h
Onde? Seminário: Hotel Golden Park – Rua do Russel, 374, Glória – RJ
 
Lançamento do documentário: Auditório da CAARJ/OABRJ, na Avenida Marechal Câmara, 210, Castelo – RJ
Quem realiza? KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Mais informações:
comunica@koinonia.org.br ou no tel.: 21 3042 6445
 
Programação:
 

"Programação"