Notícias

Profecia e Sonho: ouvir o chamado do Espírito que traz prodígios para todos e todas (Joel 3)

O CEBI Paraná segue caminhando neste momento de recomeço, pós-pandemia em que as exigências se sobrepõem. Seja nas ações concretas, seja nas metodologias, vivemos um momento de exigências e urgências. Cinco palavras nos movem: esperança; escuta; humildade; transparência; e ousadia. Tudo isso deve acontecer em sintonia com o CEBI Nacional. E em diálogo com o conselho e de forma conjunta entre as sub-regiões. Assim, é que assumimos a responsabilidade de fortalecer a identidade do CEBI que é um Centro de Estudos Bíblicos. Esta convicção se fortaleceu com a visita que fiz como coordenador estadual, à sub-região de Foz do Iguaçu no dia 23 de setembro de 2023, um sábado de temperaturas escaldantes. Nada comparável, no entanto, com o calor da acolhida do CEBI de Foz do Iguaçu.

As visitas são acontecimentos presentes no enredo bíblico, tanto no Primeiro, como no Segundo Testamento. Abraão recebeu uma visita importante e uma notícia boa (Gn 18,1-16), de mensageiros do Senhor, que transformou para sempre a sua vida. No Saltério, igualmente, Deus visita a terra, regando-a com a esperança da chuva, na visão poética do salmista (Sl 65,10-12). É essa a forma de visita que fecunda a terra. Jacó recebe a visita do Anjo do Senhor, com quem luta e o vence, sendo abençoado logo após (Gn 32,22-32). Desta visita nasceu a certeza de que Deus quer que lutemos por tudo o que acreditamos. Jetro, o sogro de Moisés visita-o, recebe seu abraço, ouve-o e o abençoa. (Ex 18,1-12). Esta visita fortaleceu e encorajou Moisés para a missão mais importante de sua vida. O Segundo Testamento narra a visita de Maria à Isabel, repleto de significados e profecia (Lc 1,39-56). Esta visita que revela um dos gestos mais sagrados e comuns entre as mulheres, promove o primeiro encontro entre Jesus e João Batista. As visitas são um gesto frequente e sagrado em nossas comunidades.

A partir da efusão do Espírito de Deus, profetizada pelo profeta Joel, ousamos sonhar com o protagonismo profético de nossas juventudes. O espírito jovem e mobilizador de Luci Andreghetti, fez a diferença na mobilização, na organização e na articulação do encontro. Luci nos fez uma belíssima avaliação da participação do CEBI-PR no evento da Pastoral Popular Luterana – PPL – em Palmitos Santa Catarina nos dias 7 a 10 de setembro de 2023. Estiveram neste evento a Luci sub-região de Foz do Iguaçu; a Cida e o Lino da sub-região de Medianeira; e Marina do da sub-região de Maringá. Embora o CEBI deva priorizar a sua identidade que é o estudo bíblico, buscando cumprir as três prioridades: Juventudes; diversidades e Justiça Ambiental, é de fundamental importância que estejamos envolvidos nas principais lutas populares. Desde que, valorizando as instâncias e otimizando os recursos e o tempo, com fraternidade e transparência, tomemos decisões compartilhadas. Saudações cebianas e gratidão a Gisele Canal e Maria sua mãe pela acolhida e pelo entusiasmo. Saímos fortalecidos e ainda mais entusiasmados para, como cantamos em nosso mantra, “Fazer ressoar a Palavra de Deus e todo lugar”. Esta visita nos encheu de esperança e coragem e fecundou os nossos sonhos como a chuva fecunda a terra.

Curitiba, 27 de setembro de 2023 quarta-feira
João Ferreira Santiago.
Coordenador estadual do CEBI-PR.
Doutorando em teologia pela PUC-PR.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort