Notícias

Processo de retirada de direitos das mulheres é milenar

Processo de retirada de direitos das mulheres é milenar
Catadoras, feministas, ministras, integrantes da Rede Ecumênica da Juventude – Sul (Reju) e da equipe da FLD participaram da terceira edição do Café com Direitos, promovido pela FLD no dia 26 de agosto, em Porto Alegre (RS). A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) esteve representada pelo secretário adjunto de Diaconia e Missão/Secretaria Geral, pastor Altemir Labes.

O tema Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos foi apresentado pela consultora em gênero, DH e políticas públicas na Coletivo Feminino Plural, Télia Negrão, e um dos coordenadores do Programa Gênero e Religião, da Faculdades EST, André Musskopf.

“O processo de retirada de direitos e de poder na vida das mulheres acompanha a história da humanidade, implicando no controle sobre seus corpos e no cerceamento do exercício de seu poder de tomar decisões no campo do prazer, da sua vida pública e da sua vida privada”, afirmou Télia.

De acordo com ela, historicamente, o corpo das mulheres é objeto de exploração social e de desqualificação da sua humanidade.  “Há uma contínua inferiorização das mulheres. Na publicidade, por exemplo, são tratadas como objeto, expostas para promover vendas. E no campo dos direitos reprodutivos,  as implicações do machismo são ainda mais complexas.” A coordenadora do Coletivo Feminino Plural lembrou que apenas em 1993 a ONU declarou que as mulheres tinham Direitos Humanos. “Somos consideradas gente há pouquíssimo tempo”.

Mesmo frente a este contexto, a luta das mulheres alcançou avanços significativos – mas também sofre retrocessos. No Brasil, a recente ameaça do fechamento da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres causou muita tensão. “A questão dos direitos das mulheres não é uma disputa apenas na área de Direitos Humanos, mas também na área política. É uma questão de poder”, esclareceu Télia. A ideia do fechamento da secretaria nacional, que seria uma perda enorme, mostra como a pauta contra os direitos das mulheres ainda está presente. “Isso piorou demais com o congresso extremamente conservador que temos hoje.”

Religião e direitos reprodutivos

O especialista em Gênero e Religião, André Musskopf, abriu sua fala com uma pergunta que com frequência se usa como algo engraçado: quem sabe por que a mata é virgem? Porque o vento é fresco!. “Muitas pessoas riem do que parece ser uma brincadeira”, disse. “No entanto, aqui aparece o preconceito contra homossexuais – os ‘frescos’, incapazes de tirar a virgindade da floresta, e aparece a violência e a necessidade do domínio sobre as mulheres – a ‘mata’ virgem deve ser desbravada, violentada, arrasada –, e depois o espaço aberto garantir a produção controlada, à mercê de seus ‘desbravadores’”.

A religião, notadamente o cristianismo, contribuiu significativamente para a construção de ideias de obediência, subserviência e culpa nas pessoas, especialmente nas mulheres, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneras. “Deveria ser o contrário. É preciso perguntar onde está Deus: junto do ódio ou junto da dor?”

Além da culpa, o preconceito, o estigma e a intolerância de grande parte da sociedade têm como resultado um profundo sofrimento. E a violência às pessoas LGBT tem crescido de forma assustadora, incluindo aí um grande número de assassinatos no país.

“No entanto, tenho esperança”, disse André. “Muita coisa foi alcançada com a força dos movimentos e recentemente com a união de movimentos LGBT com movimentos de mulheres”.

O Café com Direitos é uma atividade promovida pela FLD, aberta ao público, para ouvir, conversar e tirar dúvidas sobre temas de violação de Direitos Humanos – junto à uma mesa de café. A quarta e última edição de 2015 está programada para novembro, e sua divulgação mais detalhada será feita no início daquele mês.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×