Notícias

Primeira bispa da América do Sul é anglicana

A primeira mulher eleita ao episcopado será ordenada em Belém no próximo sábado, 21

Um importante evento para a Igreja Anglicana no Brasil ocorre em Belém no próximo sábado, 21. A sagração da reverenda Cônega Marinez Rosa Bassotto às 18h, na Catedral Anglicana de Santa Maria, em Batista Campos. A reverenda Marinez é a primeira mulher eleita a ser elevada ao episcopado na América do Sul e será a nova bispa da Diocese Anglicana da Amazônia. A ordenação episcopal de uma mulher em uma igreja de tradição católica significa a quebra de um tabu. Apesar de permitir a ordenação de mulheres há mais de 30 anos, só agora a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, como é chamada a Igreja Anglicana no Brasil, terá uma bispa.

Mesmo presente em mais de 139 países, a Igreja Anglicana não permite a ordenação de mulheres em todos eles. Por exemplo, na Grã-Bretanha, berço do anglicanismo, a primeira bispa da Igreja da Inglaterra, Libby Lane, só foi sagrada no ano de 2015, pois lá não eram admitidas mulheres no episcopado. O ordenamento de uma bispa é um acontecimento de grande importância porque enaltece a igualdade de gênero numa instituição religiosa milenar e Belém, por meio da Diocese Anglicana da Amazônia, terá primeira bispa sagrada e instalada.

A reverenda está ansiosa para sua sagração, e se diz muito feliz em participar de um momento tão importante para religião.

“Minha eleição como bispa foi um processo longo, e comecei já sabendo que há mais de trinta anos que uma mulher não era eleita para este cargo no Brasil. Nasci na igreja anglicana, convivendo com avós e meus pais ainda no Rio Grande do Sul. Desde muito cedo, eu comecei no seminário, aos oito anos e a igreja anglicana sempre esteve presente em minha família”, comenta a sacerdotisa.

Quando tinha quatro anos de ordenada, a reverenda foi escolhida para ser deã, a responsável máxima de um órgão colegial da Igreja, da Catedral Nacional da Santíssima Trindade, em Porto Alegre, cargo que ocupou por vários mandatos. O processo de eleição na Igreja Anglicana ocorre com participação de delegações paroquiais, possibilitando a escolha de pessoas cujo perfil venha agradar às pessoas que serão pastoreada pela bispa.

A reverenda Marinez Bassotto, nascida no Rio Grande do Sul, foi escolhida em Concilio Extraordinário da Diocese Anglicana da Amazônia em 20 de janeiro de 2018. Como sempre ocorre nas igrejas de tradição apostólica, a sagração dela como bispo ou bispa se deu com a imposição das mãos de no mínimo três bispos. A Diocese Anglicana da Amazônia, que será coordenada pela bispa Marinez, é uma unidade eclesiástica da Igreja Anglicana que abrange os estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre. A sede da Diocese é a Catedral Anglicana de Santa Maria, localizada na avenida Serzedêlo Corrêa, 514, local da sagração da futura bispa.

Publicado no site ORM, 16/04/2018.

 

???? Conheça os livros do CEBI sobre a temática:

➡️ Maria Madalena, a discípula amada
➡️ Ritos de Luas
➡️ As mulheres tomam a palavra
➡️ Coleção Especial Livros sobre Gênero e Religião
➡️ Exegese Feminista

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×