Notícias

Pat Storey é a primeira bispa da Igreja Anglicana

Pat Storey é a primeira bispa da Igreja Anglicana

A reverenda Pat Storey (foto), de 53 anos, converteu-se no último sábado na primeira bispa da Igreja Anglicana, tanto no Reino Unido como na República da Irlanda, após ser investida em uma cerimônia em Dublin. Storey, ex-reitora de St. Augustine em Derry(Irlanda do Norte), fez história quando foi eleita, em setembro passado, pela Igreja da Irlanda – ramo irlandês da Igreja da Inglaterra – para ser bispa da diocese de Meath e Kildare, perto de Dublin.

A reverenda, casada e mãe de dois filhos, foi investida no sábado, dia 30 de novembro, em seu novo cargo em uma cerimônia religiosa realizada na catedral de Dublin da Igreja de Cristo, presidida pelo arcebispo da cidade, Michael Jackson.

Esta é a primeira vez que uma mulher é investida bispa dentro da Igreja da Inglaterra, majoritária no Reino Unido e que segue dividida internamente em relação ao papel feminino em sua hierarquia.

A Igreja da Irlanda, ramo autônomo dos anglicanos (protestantes), é minoritária na república, com cerca de 390.000 fiéis frente aos 3,8 milhões de católicos registrados em 2011. Na Irlanda do Norte, de onde procede a nova bispa, os anglicanos são o terceiro maior credo, depois dos católicos e dos presbiterianos.

Durante a cerimônia do sábado, o reverendo Nigel Parker rendeu tributo a Storey, sobre a qual disse que havia respondido "ao amor do Pai com amor, confiança e obediência". "Te entregaste de coração a Ele e à sua Igreja, servindo o seu povo como diaconisa e sacerdotisa, ensinando as Escrituras e sendo pastora com essa extrema franqueza – tua marca pessoal – que fala da verdade no amor, com um sorriso sempre pronto e um extraordinário senso de humor", destacou.

O reverendo destacou sua capacidade organizativa e evangélica e convidou à oração para acompanhá-la no "chamado de Deus para uma vida de serviço e sacrifício mais profundo", no qual se consagra "a Ele, à sua Igreja e à sua Causa".

A nova bispa é casada com o reverendo anglicano Earl Storey e tem dois filhos, Luke, de 22 anos, e Carolyn, de 25. Storey criou-se em Belfast e fez filologia francesa e inglesa no Trinity College de Dublin, antes de estudar no Colégio de Teologia da Igreja da Irlanda.

Foi ordenada diaconisa em 1997 e no ano seguinte converteu-se em sacerdotisa e oficiou nas paróquias de Ballymena e Glenavy, ao mesmo tempo em que trabalhou com os jovens. Desde 2004 era reitora de St. Augustineem Derry até que em setembro a cúpula anglicana a escolheu bispa da diocese de Meath e Kildare, quatro meses depois que o Colégio Eleitoral Episcopal não encontrava candidato.

Naquele momento, Storey disse que está "emocionada" e "assustada" com a nomeação. Ela substitui Richard Clarke, nomeado, por sua vez, arcebispo de Armagh em dezembro.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×