Notícias

Pastoral Afro-Brasileira reafirma necessidade de políticas afirmativas para população negra

Pastoral Afro-Brasileira reafirma necessidade de políticas afirmativas para população negra

O coordenador da Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jurandyr Azevedo de Araújo está difundindo uma mensagem com vistas aos 127 anos de assinatura da Lei Áurea [Abolição da Escravidão no Brasil], neste dia 13 de maio, uma das datas que marcam a memória de lutas da população afro-brasileira. Ele considera o 13 de maio como "uma data marcante para o Brasil”, mas ressalta que "a abolição da escravatura é uma obra inconclusa, devido às precárias condições de vida da população negra”.

Para o sacerdote, a "lembrança desta data traz para a nação brasileira a oportunidade de renovar o compromisso de solidariedade para com a população afro-brasileira, majoritariamente vivendo em condições de pobreza e miséria”.

Papel da Igreja

A Igreja coloca-se, acentua Araújo, em uma posição de solidariedade e de defesa da população afro. "A Igreja Católica no Brasil, consciente da sua missão de ‘ser a advogada da justiça de defensora dos pobres’, coloca-se ao lado desses irmãos ainda marginalizados”.

O coordenador da Pastoral Afro-brasileira lembra, especialmente, dos povos quilombolas, muitas vezes, perseguidos em sua luta pela recuperação de seus territórios. "Garantir a essa população a posse legalizada do seu território significa muito mais do que garantir um pedaço de chão. É a garantia da preservação da herança das culturas e das tradições afro-brasileiras presentes nessas populações”.

Políticas públicas

Na opinião da Pastoral Afro-Brasileira, uma educação básica de qualidade é um dos caminhos para aprofundar as políticas e ações afirmativas de inclusão cidadã do restante da população afro-brasileira, especialmente as crianças e jovens. Além disso, se faz necessário o acesso ao ensino superior público e gratuito e o atendimento qualificado nas questões de saúde.

A Pastoral Afro-brasileira está em fase de preparação do VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá de 16 a 19 de julho de 2015, em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. O tema do Conenc é "Profetismo: construindo uma sociedade justa e solidária”. O lema "Chamei você para o serviço da justiça e coloquei como aliança do meu povo e luz das nações” (Is 42, 6).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×