Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

Pastoral Afro-Brasileira reafirma necessidade de políticas afirmativas para população negra

Pastoral Afro-Brasileira reafirma necessidade de políticas afirmativas para população negra
22 de maio de 2015 Centro de Estudos Bíblicos
Pastoral Afro-Brasileira reafirma necessidade de políticas afirmativas para população negra

O coordenador da Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jurandyr Azevedo de Araújo está difundindo uma mensagem com vistas aos 127 anos de assinatura da Lei Áurea [Abolição da Escravidão no Brasil], neste dia 13 de maio, uma das datas que marcam a memória de lutas da população afro-brasileira. Ele considera o 13 de maio como "uma data marcante para o Brasil”, mas ressalta que "a abolição da escravatura é uma obra inconclusa, devido às precárias condições de vida da população negra”.

Para o sacerdote, a "lembrança desta data traz para a nação brasileira a oportunidade de renovar o compromisso de solidariedade para com a população afro-brasileira, majoritariamente vivendo em condições de pobreza e miséria”.

Papel da Igreja

A Igreja coloca-se, acentua Araújo, em uma posição de solidariedade e de defesa da população afro. "A Igreja Católica no Brasil, consciente da sua missão de ‘ser a advogada da justiça de defensora dos pobres’, coloca-se ao lado desses irmãos ainda marginalizados”.

O coordenador da Pastoral Afro-brasileira lembra, especialmente, dos povos quilombolas, muitas vezes, perseguidos em sua luta pela recuperação de seus territórios. "Garantir a essa população a posse legalizada do seu território significa muito mais do que garantir um pedaço de chão. É a garantia da preservação da herança das culturas e das tradições afro-brasileiras presentes nessas populações”.

Políticas públicas

Na opinião da Pastoral Afro-Brasileira, uma educação básica de qualidade é um dos caminhos para aprofundar as políticas e ações afirmativas de inclusão cidadã do restante da população afro-brasileira, especialmente as crianças e jovens. Além disso, se faz necessário o acesso ao ensino superior público e gratuito e o atendimento qualificado nas questões de saúde.

A Pastoral Afro-brasileira está em fase de preparação do VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá de 16 a 19 de julho de 2015, em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. O tema do Conenc é "Profetismo: construindo uma sociedade justa e solidária”. O lema "Chamei você para o serviço da justiça e coloquei como aliança do meu povo e luz das nações” (Is 42, 6).