Notícias

Papa, patriarca ortodoxo e primaz anglicano assinam mensagem para a proteção da Criação

Líderes apontam a ‘decisão de escolha do tipo de mundo a deixar para as gerações futuras’

 

O papa Francisco, o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, assinaram uma mensagem conjunta para a proteção da criação, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Ninguém está seguro até que todos estejam seguros. As nossas ações realmente influenciam umas às outras, e o que fazemos hoje influencia o que acontecerá amanhã”, lê-se no texto divulgado nesta terça-feira (7).

A mensagem convida a considerar a calamidade mundial como uma oportunidade, que “não se pode desperdiçar”.

“Devemos decidir que tipo de mundo queremos deixar para as gerações futuras. Devemos escolher viver de forma diferente; devemos escolher a vida”, escrevem.

Os três líderes religiosos lembram que se maximizam os interesses do presente “às custas das gerações futuras” e apontam que se, por um lado, a tecnologia abriu novas possibilidades de progresso, por outro induziu a “acumular riquezas desenfreadas” com pouca preocupação com as outras pessoas ou com os limites do planeta.

“A natureza é resistente, mas delicada. Temos a oportunidade de nos arrepender, de voltar atrás com decisão”, pode ler-se.

A mensagem retoma várias vezes o conceito básico de que as mudanças climáticas não são apenas um desafio futuro, mas uma questão imediata e urgente de sobrevivência.

“Diante de uma profunda injustiça: as pessoas que sofrem as consequências mais catastróficas destes abusos são as mais pobres do planeta e foram as menos responsáveis por causá-las”, apontam.

Na mensagem conjunta dos três líderes cristãos destaca-se o pedido de “colaboração cada vez mais estreito entre todas as igrejas no seu compromisso com o cuidado da criação”.

“Juntos, como comunidades, igrejas, cidades e nações, devemos mudar de rumo e descobrir novos caminhos de trabalhar juntos para abater as barreiras tradicionais entre os povos, para parar de competir por recursos e começar a colaborar”, escreveram.

O papa Francisco, Bartolomeu I e o arcebispo Welby convidam os líderes mundiais a rezarem antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), que será realizada em Glasgow, de 1 a 12 de novembro próximo.

Extraído do portal Dom Total

Foto/legenda : Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, papa Francisco e o arcebispo de Cantuária, Justin Welby (Reprodução/ Ecclesia)

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×