Notícias

Papa encontra movimentos populares [Frei Betto]

O papa Francisco encerrou, no último dia 5 de novembro, no Vaticano, o III Encontro Mundial de Movimentos Populares, que reuniu mais de 200 representantes de 60 países. “Neste encontro expressamos a mesma sede de justiça e o mesmo clamor: terra, teto e trabalho para todos”, frisou o pontífice.

Francisco recordou que, por ocasião de sua visita à Bolívia (julho de 2015), “falamos da necessidade de uma mudança para que a vida seja digna, uma mudança de estruturas; também de como vocês, os movimentos populares, são semeadores de mudança, promotores de um processo no qual confluem milhões de grandes e pequenas ações, encadeadas criativamente, como em uma poesia. Por isso os qualifiquei de ‘poetas sociais’. E apontamos algumas tarefas imprescindíveis rumo a uma alternativa humana frente à globalização da indiferença: 1) pôr a economia a serviço dos povos; 2) construir a paz e a justiça; 3) defender a Mãe Terra”.

Francisco ressaltou que “o colonialismo ideológico globalizante procura impor receitas supraculturais que não respeitam a identidade dos povos. Vocês assumem outro caminho que é, ao mesmo tempo, local e universal. Um caminho que me recorda Jesus ao pedir que a multidão se organizasse em grupos de cinquenta para repartir o pão”.

O papa enfatizou o que ele entende por terrorismo: “quem então governa? O dinheiro. Como governa? Com a chibata do medo, da iniquidade, da violência econômica, social, cultural e militar, que engendra mais e mais violência numa espiral que parece não ter fim. (…) Há um terrorismo de base que emana do controle global do dinheiro sobre a Terra e atenta contra toda a humanidade. Desse terrorismo básico se alimentam os terrorismos derivados, como o narcoterrorismo, o terrorismo de Estado e o que, equivocadamente, alguns chamam de terrorismo étnico ou religioso. Ora, nenhum povo, nenhuma religião é terrorista. Sim, há por toda parte pequenos grupos fundamentalistas. Mas o terrorismo começa quando se descarta a maravilha da Criação, o homem e a mulher, e se coloca no lugar o dinheiro”.

Sobre a tendência global de se abrir mão da liberdade em troca de segurança, Francisco acentuou que “o medo, além de ser um bom negócio para os mercadores de armas e da morte, nos debilita, desequilibra, destrói nossas defesas psicológicas e espirituais, nos anestesia frente ao sofrimento alheio e, por fim, nos torna cruéis.”(…) “Por isso Jesus nos disse: ‘Não tenham medo’ (Mateus 14, 27), pois a misericórdia é o melhor antídoto contra o medo. É muito melhor que os antidepressivos e os ansiolíticos.”

Ao abordar o desemprego, o papa valorizou as iniciativas populares, assinalando que “quando vocês, os pobres organizados, inventam seu próprio trabalho, criam uma cooperativa, recuperam uma fábrica falida, reciclam o material descartado pela sociedade de consumo, enfrentam as inclemências do tempo para vender em uma praça, exigem um pedaço de terra para cultivar e alimentar os famintos, quando fazem isso imitam Jesus, porque procuram sanar, ainda que precariamente, esta atrofia do sistema socioeconômico imperante que é o desemprego”.

Sobre o drama dos refugiados que buscam a Europa, indagou o pontífice: “o que acontece no mundo de hoje que, quando ocorre a quebra de um banco, imediatamente aparecem somas escandalosas para salvá-lo, mas quando se produz essa bancarrota da humanidade não há quase nem a milésima parte para salvar esses irmãos que tanto sofrem? E assim o Mediterrâneo se converteu em um cemitério, e não apenas o Mediterrâneo… Tantos cemitérios juntos aos muros manchados de sangue inocente!”

Ao final de sua saudação aos líderes dos movimentos populares, Francisco alertou que “a corrupção, a soberba, o exibicionismo dos dirigentes aumentam a descrença coletiva, a sensação de desamparo e retroalimenta o mecanismo do medo que sustenta esse sistema iníquo”.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×