Notícias

Papa eleva celebração de Santa Maria Madalena a festa litúrgica [Ildo Bohn Gass]

Papa eleva celebração de Santa Maria Madalena a festa litúrgica [Ildo Bohn Gass]
No dia 3 de julho de 2016, o papa Francisco elevou a celebração de Santa Maria Madalena, comemorada todo 22 de julho, à categoria de festa litúrgica no calendário romano.
Com esta iniciativa, Francisco pretende destacar a importância de Maria Madalena, como exemplo de verdadeira e autêntica evangelizadora, uma mulher que mostrou um grande amor por Jesus e por ele foi amada.
Santo Tomás de Aquino chamou Madalena de Apóstola dos Apóstolos por ser ela a primeira pessoa que fez a experiência com Jesus ressuscitado e logo partilhou a novidade com os demais apóstolos.
A decisão de Francisco é um passo importante no caminho para a igualdade entre mulheres e homens também na igreja romana.
De um lado, é importante perceber o protagonismo desta Apóstola dos Apóstolos nas comunidades cristãs das origens.
De outro, é igualmente importante desconstruir a injustiça histórica que se fez com Madalena. Tudo começou com o papa Gregório Magno (540-604) que propagou a ideia de que Madalena era prostituta. A partir de uma leitura equivocada de Lc 7,36-50, Gregório identificou a pecadora, que unge os pés de Jesus, com Madalena. No ido ano de 596 ensinou aos seus fiéis na catedral de Milão, que o exemplo dessa mulher impura e prostituta, porém santa convertida, deveria ser seguido por todas as pessoas.
Para compreender o protagonismo de Madalena na continuidade do movimento de Jesus, você poder ler o artigo de Mercedes Lopes
 
"…A imagem de Maria Madalena está ligada a cabelos compridos, perfume e lágrimas. Sabemos que a tradição das lágrimas está relacionada à sua angustiosa busca do corpo de Jesus, naquela madrugada do primeiro dia da semana (Jo 20,1.11-18). Mas perfume e cabelos longos expressam a identificação de Maria Madalena com…" (leia o artigo completo aqui)
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×