Notícias

Outubro Rosa: conheça direitos garantidos a mulheres diagnosticadas com câncer de mama

publicado por Geledés*

Em 2017, mais de 21 mil mulheres tiveram câncer de mama no Brasil e foram afastadas do trabalho. Já neste ano, a estimativa é de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Trabalhadoras com neoplasia maligna de mama têm direito ao auxílio-doença e, em casos mais avançados, à aposentadoria por invalidez.

Na fase sintomática da doença, toda mulher empregada com carteira assinada pode fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também do benefício PIS/Pasep — este no valor de um salário mínimo — em agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Também pode-se requerer à Receita Federal a isenção total do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Para ter acesso a esses benefícios,é necessário estar na qualidade de segurada da Previdência Social e passar pela perícia médica do INSS para a comprovação da incapacidade de trabalho.

Em casos de aposentadoria por invalidez, a lei ainda prevê um acréscimo de 25% no valor do benefício, caso ela precise de cuidados permanentes de outra pessoa para se locomover, se alimentar, se vestir e tomar banho. Esse benefício, conhecido como auxílio-acompanhante, é pago de forma vitalícia pelo INSS.

De acordo com o advogado trabalhista Thiago Barreto, do Fari, Cendão & Maia Advogados, entretanto, aposentadorias em decorrência do câncer estão cada vez mais raras e, como a doença, em geral, não é considerada um acidente de trabalho, a empresa não é obrigada a conceder estabilidade:

– Pelo tratamento ser muito agressivo, a mulher precisa de um tempo maior para se adaptar e algumas empresas têm acordos com sindicatos que garantem uma estabilidade provisória. Em caso de demissão, se conseguir provar que foi devido à patologia, os tribunais entendem como demissão descriminatória,e ela pode pedir reintegração ou uma indenização substitutiva.

Outros direitos

Em alguns casos, além de retirar a mama, é necessário o esvaziamento de linfonodos da axila, o que pode provocar inchaço no braço em alguns movimentos rotineiros, como passar marcha de carro. Por isso, a compra de um carro automático chega a ter 25% de desconto, já que há isenção de IPI (Imposto sobre Produtos industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), para mulheres com câncer.

— Esse direito abrange, na verdade, diversos tipos de câncer. O que é preciso ser feito é uma alteração na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), para constar que a pessoa tem uma limitação e, depois, é necessário apresentar laudos médicos à Receita Federal. Caso a pessoa não possa dirigir, a isenção pode ser transferida para um beneficiário — explicou a advogada civil Nicole Lopes, também do Fari, Cendão & Maia Advogados.

Alguns financiamentos de imóveis incluem um seguro habitacional, pago junto com as parcelas mensais, que têm uma cláusula que prevê a quitação do saldo devedor nos casos de morte e invalidez permanente do contratante. Para ter direito, a doença que determinou a invalidez deverá ser posterior à data de assinatura do contrato de financiamento.

Falta de práticas de prevenção em empresas

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em parceria com a Go All, entidade sem fins lucrativos, com um universo de 261 profissionais de RH, constatou que 60% das empresas brasileiras não têm práticas de prevenção, acompanhamento e tratamento de câncer de seus funcionários.

Para o diretor da ABRH, Luiz Edmundo Rosa, trabalhadores de RH devem ser melhor capacitados para prestar apoio aos acometidos pela doença:

— Muitos profissionais de Recursos Humanos são pressionados a ajudar suas empresas a superarem a crise econômica e, com isso, estão se comportando mais como executivos de finanças do que como pessoas que deveriam cuidar do que é humano nas organizações.

Além de reforçar a conscientização e a educação sobre fatores de risco, Rosa crê que as empresas deveriam investir na criação de programas estruturados para lidar com colaboradores e familiares com câncer, dando ênfase ao treinamento de gestores para que ofereçam conforto psicológico e segurança financeira aos pacientes. Em segunda instância, se faz necessária a adoção de políticas para recolocação desses funcionários após o período de afastamento.

Diagnóstico inicial aumenta chances de cura

O câncer de mama é o segundo tipo da doença com a maior incidência na população feminina brasileira, responsável por cerca de 29% dos novos casos a cada ano. Em primeiro lugar, aparece o câncer de pele não melanoma.

Outubro Rosa

Iniciado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a população feminina brasileira no controle do câncer de mama, promovendo esclarecimentos e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade, já que quando a doença é detectada nas fases iniciais, são maiores as chances de tratamento e cura.

Por lei, o prazo máximo entre o diagnóstico e o início do tratamento não deve ultrapassar dois meses. Mas, em agosto, uma reportagem do Extra mostrou que a determinação só foi cumprida em 52,5% dos casos de tumores de mama, atendidos pelo SUS no estado.

O Inca recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento — exame de rotina —a cada dois anos, porque o procedimento pode ajudar a identificar a doença antes do surgimento dos sintomas. O autoexame também é um importante aliado no tratamento do câncer de mama e deve ser realizado por mulheres de todas as idades.

Publicado originalmente por Letycia Cardoso, do Extra.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×