Notícias

Os Padres da Caminhada se solidarizam com o padre Riva, vítima de racismo em Alfenas – MG

racismo é uma realidade presente na sociedade brasileira, uma triste herança de três séculos de escravidão. Diante dessa realidade, “que se manifesta em práticas institucionais, culturais e interpessoais de superioridade de uns sobre outros, deixando atrás de si um rastro interminável de mortes físicas”, os Padres da Caminhada têm se posicionado com uma nota de solidariedade onde denunciam a morte de João Alberto Silveira Freitas, filho de pastor evangélico, no supermercado Carrefour em Porto Alegre, e a morte moral do Pe. Riva Rodrigues de Paula, na paróquia São José e Nossa Senhora das Dores, da cidade de Alfenas, na diocese na Guaxupé, em Minas Gerais.

A nota é enviada por Luis Miguel Modino, padre espanhol e missionário Fidei Donum.

Lembrando o Evangelho da solenidade de Cristo Rei, a nota lembra que a salvação dependerá “daquilo que tivermos feito aos seres humanos, especialmente os mais vulneráveis ou vulnerados”. Diante disso, os Padres da Caminhada consideram “escandaloso que pessoas que se têm por cristãs e católicas tratem um ser humano, no caso, o seu próprio pastor, com atitudes e palavras de ódio, de desprezo, de repulsa por causa da cor da sua pele”, o que leva a se questionar “Qual o Deus que conhecem? A que Deus adoram? O que pensam estar fazendo quando participam da missa? O que é a comunhão eucarística para eles?”.

A nota afirma que frente aqueles que não vivem a fé, “o Pe. Riva não quer seguir o caminho que lhe faculta a legislação brasileira. Acredita na força do Evangelho e na conversão das pessoas”. Respeitando sua escolha, os Padres da Caminhada querem “manifestar nossa solidariedade a este irmão presbítero, para gritar alto nossa indignação pela atitude vil, desumana e anticristã de pessoas racistas e para somarmo-nos a todos e todas que, no Brasil e no mundo, expõem suas vidas em favor de vidas sofridas, injuriadas, excluídas e destruídas mundo afora”.

Veja a nota na íntegra.

25_11_nota_de_solidariedade_padres_da_caminhada_enviada_por_modino

 

 

 

 

Artigo publicado no portal do Instituto Humanias-UNISINOS/Adital

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×