Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Comemoração conjunta luterano-católico romana

Comemoração conjunta luterano-católico romana
19 de outubro de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
Oração Comum. Comemoração conjunta luterano-católico romana da Reforma em 2017
A Federação Luterana Mundial – FLM e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – PCPUC, em cooperação com um grupo de destacados teólogos, desenvolveram uma Oração Comum para marcar os 500 anos da Reforma em 2017.

Os materiais litúrgicos apresentam sugestões de como católicos e luteranos podem presidir e ler conjuntamente em cerimônias orantes comuns. Os exemplos contam com hinos e músicas tirados de uma variedade de contextos multiculturais, bem como leituras bíblicas e confessionais que refletem a alegria e o arrependimento mútuos, e o desejo de servir e ser testemunho para o mundo juntos.

A informação foi publicada por Lutheranworld.org, 17-10-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Esta Oração Comum é o resultado mais recente de um longo processo de diálogo entre luteranos e católicos. Com base no recente relatório de estudos intitulado Do Conflito à Comunhão: Comemoração conjunta luterano-católico romana da Reforma em 2017, a Oração Comum está estruturada em torno dos temas como ações de graça, arrependimento e compromisso com o testemunho comum, e inclui materiais que podem ser adaptados às tradições litúrgicas e musicais locais das igrejas nas duas tradições cristãs.