Notícias

O Testamento – João 13,1-17,31b-35

Estamos na semana santa, segundo a tradição cristã de matriz católica e algumas igrejas cristãs. Hoje é um dia muito solene e sua solenidade se dá pelo fato da memória nos remeter a noite do testamento. Isto mesmo! A noite em que Jesus deixou um testamento para os seus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!” Nada de mais poderíamos dizer. Todo mundo sabe que, o amor move de certo modo o mundo e o sentido das nossas vidas e as relações desde que mundo é mundo e nos entendemos “por gente”. O que há de “novidade” nisto? O que Jesus traz “de novo” que é “diferente” e que, ao mesmo tempo, o distingue de todos e “qualquer tipo de amor”?

É disso que trata o texto das leituras de hoje, proclamadas na ação litúrgica deste dia nas igrejas, nas comunidades e nas famílias.  O evangelho de João é um grande anúncio do amor de Deus a partir da vida, da existência e da mensagem de Jesus. Neste evangelho os conceitos não bastam, é preciso gestos e ações simbólicas fortes que remetem ao mais profundo daquilo que está sendo dito, apresentado. O gesto do lava-pés carrega toda uma força, todo um sentido e, o gesto de comer juntos, fazendo a grande ação de graças (eucaristia em grego) tem como pano de fundo tudo o que significa e representa Jesus para os seus seguidores. Para entender Jesus e sua mensagem é preciso está em sintonia com o grande projeto do Pai: o amor. Pois, o amor salva vidas, o amor acolhe, o amor inclui, o amor perdoa, o amor nos move ao encontro do outro, o amor transforma pessoas, dá sentido aos nossos engajamentos, as nossas lutas, e suaviza e cura onde dói no coração.

A leitura que agora nos é proposta para ler e meditar, Jo 13,1-15 ou 13,1-17.31b-35, nos remete à aquela noite que antecipa o ato supremo da paixão e que em cada Eucaristia litúrgica nas igrejas rememoramos com o compromisso de amar como Ele nos amou. Dessa cena evangélica podemos tirar muitos ensinamentos, mas creio que por hora, dois saltam aos olhos: o amor é sempre entrega, doação e não há explicação; e quem quiser ser discípulo de Jesus é preciso ser o menor, o servidor, o amoroso, sempre e em qualquer circunstâncias. Isto é um distintivo que faz toda a diferença. Este é o testamento de Jesus.

A quinta-feira santa, mais que “institucionalizar” um ato, um gesto, quer e nos remete a institucionalizar o Amor. Amar como Jesus amou, aprender dEle como amar hoje é imperativo. Se o nosso amor enquanto seguidores e seguidoras de Jesus não faz diferença na sociedade que aí está, é preciso rever todo nosso entendimento e seguimento a Jesus.

Por fim, o texto de hoje contextualizado no âmbito da páscoa judaica, começa nos falando do sentido da vida de Jesus entre nós: Seu senso de missão cumprida perante o Pai e o seu amor pelos seus discípulos, os pobres, o povão com quem conviveu. E para entender sua missão, lembremos o que o evangelista João no início de seu escrito nos diz quando fala que Deus, o Pai, amou de tal forma o mundo que enviou Seu Filho para salvar o mundo (Jo 3,16-17s), isto é, dá vida plena e sentido profundo para a existência de tudo criado (Jo 10,10) aqui. Eis a missão de Jesus! Agora Ele volta para o Pai dando-nos a própria vida como ato supremo de amor. De agora por diante, também nós, no dia a dia, somos chamados a “reinventar” aqui e agora em nossas vidas e nos ideais que assumimos como cumprimento da Justiça e da Vida, esse ideal e esse ato supremo de Jesus: o amor.

E agora, pergunto a você leitor/a amigo/a: O que nos distingue das demais pessoas enquanto seguidores de Jesus na luta, no engajamento, nos ideais que abraçamos através de nossos movimentos, pastorais e grupos afins? Em que o nosso amor é continuação do amor de Jesus? Em que fazer memória dessa quinta-feira santa muda tua forma de pensar e agir? Como o Testamento de Jesus te impacta nesse momento atual quando, o país vive uma crise de narrativas religiosas, de intolerância, de fake news, e amigos/as, famílias inteiras são afetadas em suas relações, por acreditarem em valores que aparentemente bons, dividem o povo e corrompe sua alma em nome do sagrado e de Jesus? Fica a provocação… Que o Testamento e com ele, o Seu autor, possa ser nossa inspiração em todo tempo, lugar e circunstâncias nos ajudando a sermos pessoas e discípulos melhores. Boa meditação para ti.

Por, Sebastião Catequista – CEBI PE

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×