Notícias

“O lugar de fala é o lugar da resistência”

“O lugar de fala é o lugar da resistência”
Logo após o lançamento do livro “Sobre-viventes!”, de Cidinha da Silva no Tambor Mineiro, o público da Mostra Benjamin de Oliveira foi chamado a participar de uma conversa com a autora e o convidado Marcos Antônio Alexandre, professor da Faculdade de Letras da UFMG. “Fico feliz que estamos em junho discutindo essas questões relativas ao negro. Precisamos ocupar todos os meses e não apenas maio e novembro”, comenta o professor.

Além das especificidades da escrita de Cidinha, a representatividade será um dos assuntos da discussão. “O lugar de fala é o lugar da resistência. É mostrar trabalhos que possibilitem falar do lugar dessas identidades, desses sujeitos negros, de forma que eles estejam no centro, como a força motriz. Eu acabo me repetindo quando falo disso, mas esse discurso ainda é necessário”, observa o pesquisador.

A busca de Marcos é também compartilhada e reforçada pelos trabalhos inscritos para a Mostra Benjamin de Oliveira. “A mostra traz trabalhos de dança, circo, teatro, literatura, o que revela que há muita produção e um leque amplo de trabalhos e pessoas negras se dedicando à arte. Como negar que há trabalho de qualidade sendo desenvolvido?”, afirma. “Ao observar os textos que recebemos, encontrei muita coisa potente que perguntava onde está o negro, as vozes do negro, os discursos, os corpos. Essas questões demonstram que esses sujeitos buscam o lugar de fala, e precisam ser representadas”, completa.

É a partir do lugar que ocupa que Cidinha explica certa confusão que existe sobre a participação e o apoio em lutas que não dizem respeito, diretamente, a um determinado sujeito. Quem pode falar?
“Gosto de pensar as coisas a partir da literatura e encontro duas questões distintas. Uma é a legitimidade que eu tenho, como mulher negra, pra falar de uma série de temas, mas há uma distância entre essa legitimidade e sua realização na forma literária. Eu preciso ter vivência na literatura para transformar isso em bom texto literário”, explica.

Já do ponto de vista da cidadania, ela compartilha o compromisso com toda a sociedade. “É bom que a questão da superação do racismo não seja uma responsabilidade exclusiva das pessoas negras. O que o racismo engendra enquanto privilégio precisa ser desconstruído e enfrentado por quem pertence ao grupo hegemônico”. Mas ela ressalta: “O que não é possível e aceitável é que as pessoas falem pelos discriminados”.

Para exemplificar o pensamento, ela cita Amílcar Cabral, um dos líderes do processo de independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, que afirmava: “quem quiser vir, venha conosco ao nosso lado, porque à nossa frente estaremos nós mesmos”. “Essa dimensão da luta racial se estende à emancipação das mulheres, dos sujeitos LGBTIs. As lideranças emergem desses grupos e há de haver por parte das outras pessoas o entendimento de que elas precisam servir a essas lideranças”, explica.

Mitos. Além de curador da mostra, Marcos Alexandre também participa do evento com o projeto Contos de Mitologia: Histórias para Encantar. Com o objetivo de dar visibilidade às culturas tradicionais, o projeto ressignifica histórias que são levadas para escolas públicas e busca valorizar, por meio da mitologia, narrativas que irão abordar o universo africano, afro-brasileiro e indígena.

“Esse é um projeto de formação que realizamos dentro das escolas. Levamos as histórias, abordamos questões como a religiosidade, a cultura e tentamos conversar com alunos e professores a partir dos mitos que são apresentados”, explica.

Durante a mostra, a logística se inverte e os estudantes da rede pública vão ao Tambor Mineiro para ouvir as narrativas que dizem do lugar de vivência de sujeitos discriminados.

 
*Por JOYCE ATHIÊ, do O Tempo
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×