Notícias

O legado olímpico será intensificar a violência policial no Brasil [Sinara Gumieri]

O legado olímpico será intensificar a violência policial no Brasil [Sinara Gumieri]
Tanto o governo federal quanto o do Rio de Janeiro andam anunciando números da estratégia de segurança pública para os Jogos Olímpicos: 60 mil policiais e 40 mil agentes das Forças Armadas devem dar plantão na cidade sede nas próximas semanas. Sua missão seria reforçar o patrulhamento ostensivo, isto é, aumentar a vigilância em ruas, transportes públicos, estabelecimentos comerciais, para garantir convivência e circulação à altura dos valores olímpicos de amizade, respeito e solidariedade.

Entretanto, em vez de se sentirem mais seguras, a organizações de direitos humanos que monitoram a atuação das polícias brasileiras sentem medo. A Anistia Internacional denuncia uma matemática diferente para o aumento do aparato policial: até maio de 2016, 151 pessoas foram assassinadas por agentes de segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, 40 somente em maio, que é 135% a mais do que as mortes ocorridas no mesmo mês em 2015. O temor é de que grandes operações de segurança pública se transformem em sinônimo de chacinas.

Há um padrão sendo observado: em 2007, ano de realização dos Jogos Pan-Americanos, houve o maior pico de homicídios decorrentes de intervenções policiais no estado do Rio de Janeiro dos últimos 10 anos, com 1.330 casos; os números caíram sucessivamente nos anos seguintes, mas voltaram a crescer em 2014, ano da Copa do Mundo, em que se registrou 580 casos. Faltam alguns dias para o início dos Jogos Olímpicos, mas o legado dos megaeventos esportivos no Brasil já é conhecido: recorde de violência policial letal.  

Organizações que lutam contra a violência policial têm muito trabalho: escutam e oferecem apoio as famílias que perderam filhos vítimas de abordagens e invasões policiais violentas em favelas, denunciam o corporativismo que favorece a impunidade de policiais violentos, questionam a existência de uma polícia racista que trata cidadãos – especialmente os jovens, pretos e pobres – como inimigos de guerra. Uma força policial composta de trabalhadores despreparados e precarizados, treinados para atirar primeiro e perguntar depois e acostumados a fazer do abuso de autoridade rotina de trabalho não pode ter lugar em uma democracia.

Para comunicar tudo isso e promover o debate, ativistas saem às ruas em protestos – mas o legado olímpico ameaça isso também. As previsões vagas da Lei Antiterrorismo, aprovada em março em preparação para os Jogos, favorecem aplicações arbitrárias e podem ser usadas para criminalizar manifestações e movimentos sociais – o alerta vem da Organizações das Nações Unidas (ONU). Segundo a Lei Geral das Olimpíadas, é proibido portar “mensagens ofensivas” e “utilizar bandeiras para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável” nos locais oficiais. Circular com um cartaz com os dizeres “legado olímpico: violência policial” ofende? É pouco amigável? Se couber à polícia responder, o longo histórico de repressão a manifestações sugere que sim. Mas entre mortos e apreendidos, é preciso resistir e perguntar: olimpíadas para quem? 

 
*Por Sinara Gumieri, advogada e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética. Este artigo é parte do falatório Vozes da Igualdade, que todas as semanas assume um tema difícil para vídeos e conversas.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×