Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

O Grito das Excluídas e dos Excluídos

O Grito das Excluídas e dos Excluídos
6 de setembro de 2019 Comunicação

por Selvino Heck via Sul21*

Gritos de todos os tons, matizes, origens estão no ar e nas ruas, no campo e na cidade, nas periferias e nas escolas, nas igrejas e nas comunidades, nos movimentos, nas mobilizações e nas lutas.

O Grito dos Excluídos e das Excluídas, organizado desde 1995 pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pastorais sociais no dia 7 de setembro, proclama: POR DIREITOS E DEMOCRACIA, A LUTA É TODO DIA – Vida em primeiro lugar! E canta no seu hino: “As mulheres vão, os homens também/ Não pode faltar ninguém no Grito das Excluídas/ Os jovens vão, as crianças também/ Não pode faltar ninguém no Grito dos Excluídos.”

O Grito abraça todas as cores, todos os credos, todas as lutas, todas as mobilizações, todos os sonhos, todas as utopias. É para chorar, mas não só para chorar. É para celebrar, mas não apenas para celebrar. É para gritar não, mas não apenas para gritar não. É para gritar sim, mas não apenas para gritar sim. É para convocar para a luta, mas não apenas convocar para a luta. Será do contra, mas não será só do contra. Será a favor, mas não será só a favor.

A ressurreição dos excluídos e das excluídas, milhares e que estão voltando a ser milhões no Brasil de hoje – sem terras, população em situação de rua, negros e negras, sem teto, povo LGBTT, desempregadas/os, recicladoras/es, carrinheiros, quilombolas, catadoras/es, indígenas, jovens pretos e pobres, agricultoras/es familiares, o povo da Economia Solidária, trabalhadoras/es, todos os oprimidos e lascados que buscam e exigem vida, vida em abundância -, haverá de acontecer no Grito e na rua. Por isso, não será só dia de choro, mas também será de alegria, não será só dia de morte, mas também de vida e ressurreição.

O Grito vai acontecer em muitas cidades deste país-continente. Será futuro, será esperança. Será a favor da revolução dos direitos e da dignidade, da soberania, da igualdade, da democracia. Diz o hino do Grito: “O Brasil está sendo golpeado/ e o povo pagando o pato/ Saquearam a democracia/ sem direito à aposentadoria/ Saúde, educação/moradia e ter dignidade/melhorar a vida do povo/no campo e na cidade/ Por direitos e democracia/ a luta é todo dia.”

Diz o Grito: “Esse Sistema não Vale! Tem muita coisa que Não Vale! Não vale o machismo, a opressão, a corrupção. Não vale a exploração, o suborno, a violência. Não vale nenhuma forma de preconceito, nenhuma arma ou intimidação. Não à militarização dos nossos territórios, das nossas periferias. Não ao racismo e à xenofobia!

Livres, defendemos a união, a sabedoria, o direito de ser e de se manifestar. Em um país verdadeiramente democrático tem que valer a justiça, a consciência de classe, a solidariedade, a partilha. Tem que valer o respeito, a inclusão de todas e todos, a organização comunitária popular, a economia solidária, a participação política e social das trabalhadoras e trabalhadores empobrecidos. No Brasil, tem que valer a luta das juventudes, das mulheres da cidade e do campo, em defesa de um verdadeiro Estado democrático de direito.”

Vida em primeiro lugar. Vida em abundância, disse Jesus. Todas e todos no Grito das Excluídas e dos Excluídos, em 7 de setembro nas Vilas Santo Operário e União dos Operários e nas comunidades de Canoas. Os gritos são para serem ouvidos. Os gritos são para serem celebrados. Os gritos são horizonte de luz e esperança. Os gritos são a utopia chegando, o Reino acontecendo, a vida plena e digna de todas e todos, sem mais excluídas, sem mais excluídos, sem mais pobreza, sem miséria, sem fome, sem desigualdade, sem injustiça e opressão. Os gritos são de liberdade, de direitos, são de inclusão, são de justiça e igualdade. Os gritos são de irmãs e irmãos que se abraçam e caminham juntos. Ninguém solta a mão de ninguém.

Selvino é Deputado estadual constituinte do Rio Grande do Sul (1987-1990). Membro da Coordenação estadual e Nacional do Movimento Fé e Política. Publicado pelo Jornal Sul21.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya