Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

O CEBI Nacional apoia o “Ato 500 velas por 500 mil mortes”! Veja aqui como apoiar e participar do Ato em sua cidade

O CEBI Nacional apoia o “Ato 500 velas por 500 mil mortes”! Veja aqui como apoiar e participar do Ato em sua cidade
17 de junho de 2021 Comunicação

O CEBI através de sua participação no FEACT ,  nas iniciativas ecumênicas e de luta  está envolvido no movimento #RespiraBrasil. Articula-se um ato-manifestação ao redor das 500 mil mortes/vidas perdidas em função da ausência de políticas eficazes para o enfrentamento à COVID-19. O “ATO 500 VELAS POR 500 MIL MORTES” 

FRENTE RESPIRA BRASIL é um coletivo de organizações baseadas na fé, pessoas com alguma religião e sem religião se reúnem no #RespiraBrasil.  Este coletivo, assume as pautas do movimento Fora Bolsonaro, a saber: Vacina e Oxigênio pelo SUS, Renda Básica de R$600,00 até o fim da pandemia e Fora Bolsonaro. O #RespiraBrasil lançou um Manifesto, assinado por quase 300 organizações de todo o Brasil (respirabrasil.mobiliza.online) e realizou um Ato Inter-religioso “Um Milhão de Velas pela Vida”  (www.youtube.com/watch?v=HXWMEpLTaSs&t=275s). Realizou o Seminário Internacional “Tragédia Brasileira: risco para a Casa Comum?”, que você pode assistir nestes links: 

  

www.youtube.com/watch?v=b6YXGJFzEwo 

www.youtube.com/watch?v=t1v3gCJe4Ng 

www.youtube.com/watch?v=XEx8qd7foGk 

  

Ao que tudo indica, acompanhando os boletins diários das pessoas que faleceram em função da COVID-19, neste final de semana o Brasil pode atingir meio milhão de mortes notificadas. Se levarmos em conta as subnotificações é possível que já tenhamos passado deste número. 

Nós não queremos deixar que este luto seja individualizado, mas que ele seja coletivo, assumido por toda a sociedade. Cada vida perdida representa trabalhadores, trabalhadoras, membros de igrejas, mães, pais, filhos e filhas.  Manter processos de memória e justiça é fundamental.  Somos igrejas e organizações baseadas na fé, nossa natureza, exige nossa contribuição para que as mortes não sejam naturalizadas e normalizadas. 

É por isso que o #RespiraBrasil, coletivo inter-religioso que se organiza em torno das agendas Vacina e oxigênio para todas as pessoas pelo SUS, Renda Básica de R$600,00 até o fim da pandemia e Fora Bolsonaro, está convocando para que entre os dias 20 e 22 de junho, possamos organizar atos ecumênicos e/ou inter-religiosos chamado 500 velas para Meio Milhão de vidas. 

Como estamos organizando os atos: 

 

1)      Realizar os “atos 500 velas para Meio Milhão de vidas”, entre os dias 20 a 22 de junho; Cada lugar pode identificar qual destes dias é o melhor; 

 

2)      Realizar os Atos ao entardecer; 

 

3)      Tirar boas fotografias para postar nas redes sociais com a #Lutopormeiomilhao; 

 

4)      O importante não é ter um grande número pessoas no momento do Ato, inclusive para evitar aglomerações, o mais importante são as imagens que simbolizem as 500 mil mortes e reforcem a exigência por Memória e Justiça; 

 

5)      Identificar, na sua cidade, os coletivos ecumênicos e inter-religiosos que já estão organizando os Atos. Esta informação é possível conseguir com o CONIC; 

 

6)      Incluir preces e orações nas celebrações pelos familiares e amigos das pessoas falecidas; 

 

7)      Em anexo compartilhamos uma proposta de roteiro para a realização do Ato simbólico 500 velas para 500 mil vidas. 

 

Pedimos que confirmem a realização do Ato e/ou de outras ações, após diálogo em sua cidade ou região, preenchendo o formulário abaixo até a próxima sexta-feira, dia 18 de junho ao meio-dia (horário de Brasília) para que possamos articular de forma eficaz a comunicação imediata. 

 

Link: https://forms.gle/JCJ7MhobC78rpai57 

 

 GUIA COMO FAZER O ATO/ EVENTOS REALIZADOS PELA FRENTE RESPIRA BRASIL  

  

 500 velas por 500 mortos Guia para açao (1)