Notícias

Nova era para a Igreja Anglicana com a consagração de sua primeira bispa

Nova era para a Igreja Anglicana com a consagração de sua primeira bispa

A Igreja Anglicana está marcando uma nova era em sua história com a consagração da Reverenda Libby Lane, primeira mulher a ser ordenada bispa.

A reportagem é de John Bingham, publicada pelo The Telegraph, 26-01-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Mais de 100 membros do episcopado anglicano da Inglaterra e outras partes do mundo estenderão as mãos sobre a vigária de Hale, na Grande Manchester, para formalmente consagrá-la durante uma celebração na comunidade de York Minster.

O arcebispo anglicano de York, Dom John Sentamu, irá ungi-la com óleo numa antiga tradição que remonta às origens dos profetas do Antigo Testamento.

O arcebispo anglicano de Canterbury, o Reverendíssimo Justin Welby, também estará presente, junto de bispas de igrejas de outras partes do mundo.

A consagração marca a conclusão de uma disputa que durou décadas a respeito do papel das mulheres na Igreja Anglicana, a última grande instituição de vida pública britânica a abrir-se plenamente à igualdade de gênero.

Os líderes religiosos locais esperam que isto marque um momento de reconciliação entre os tradicionalistas e reformistas.

Porém, continuam havendo divisões claras, como se viu na semana passada durante uma discussão sobre quem iria participar no simbólico lançar as mãos na consagração de um bispo tradicionalista a ser ordenado em York no mês que vêm.

Numa celebração rica em simbolismo, a Reverenda Lane será presenteada com uma Bíblia e um bastão, confeccionado por um artesão em Gee Cross, região em Manchester, dentro da área onde ela irá atuar como bispa de Stockport.

As suas novas vestes episcopais foram especialmente adaptadas por estilistas clericais em Newcastle.

A cruz que ela receberá foi feita por um ourives em Stockport enquanto que o seu anel de bispa é feito de pedra “Blue John”, mineral precioso encontrado em Derbyshire, o condado em que nasceu.

Entre as leituras, está incluída uma passada do Livro de Isaías, que fala sobre ser chamada a “proclamar a boa nova aos pobres” e a “liberdade aos cativos”, e entre as músicas ter-se-á uma mistura de hinos tradicionais e modernos.

Ainda que Sentamu vá presidir a celebração como arcebispo, muitos dos papéis-chave estarão sendo desempenhados por mulheres. O sermão será dado pela Venerável Sarah Bullock, a aquidiaconisa de York, e a Reitora da Catedral de York Minster, Reverendíssima Vivienne Faull, vai abrir a cerimônia e ler uma das lições.

“É algo muito emocionante”, disse a Lane à Rádio Manchester da BBC no domingo.

“É marcante que isto aconteça comigo (…) mas, na verdade, este é um momento na história da Igreja. As orações daqueles bispos e arcebispos e do clero que se juntarem naquele lugar e que me mantiverem em suas orações – em todo o país e ao redor do mundo – quando a oração da consagração acontecer, tenho certeza que vai ser um momento profundo e marcante para mim e para o meu futuro ministério”.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×